(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

LIVRO

É preciso falar sobre suicídio, um problema de todos

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há, portanto, muitos indivíduos que depositam na morte a esperança de acabarem com a dor, o sofrimento e o desespero que experimentam em vida. O livro ‘Suicídio – Um problema de todos – Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção’ traz no título sua questão principal ao afirmar que o problema atinge todos com diversas intensidades e não apenas aqueles com ideação e tentativa de suicídio e seus familiares e amigos. Portanto, é uma preocupação fundamental a de aumentar a conscientização pública sobre o tema.

Lançada este mês pela Sinopsys Editora, a obra expõe as ideias da autora, a psicóloga Karen Scavacini, que também analisa as campanhas atuais para a prevenção e posvenção do suicídio como perspectivas para informar e esclarecer a população diretamente afetada e aqueles que se aproximam do tema pela sua abrangência. São arroladas propostas que podem fundamentar as políticas públicas sobre a prevenção e principalmente a posvenção do suicídio no Brasil.

Silêncio prejudicial – Karen evidencia que o estigma que envolve o tema – e, por conseguinte, as famílias e as pessoas com ideação ou tentativa de suicídio – provoca o silenciamento sobre o mesmo. Contrariando a ideia de que não falar sobre ele diminui sua incidência, esse silenciamento impede o cuidado adequado dos indivíduos. A autora deixa claro que é, sim, necessário falar sobre o suicídio, além da necessidade de políticas públicas que alcancem a posvenção, que, atualmente, não é abarcada.

Tendo em vista que a comunicação com ética e respeito é a principal tarefa do terapeuta que trabalha com o tema, o livro objetiva, ainda, aumentar a comunicação de forma responsável, isto é, com um diálogo que faça sentido para as pessoas com ideação suicida e que as acolham e as ouçam verdadeiramente. Partindo da teoria fundamentada nos dados (TFD), apresenta reflexões e sugestões de atuação para a ampliação da conscientização sobre o suicídio.

Público-alvo – A publicação é indicada a todos profissionais que queiram saber mais como falar de forma correta sobre o suicídio, como aumentar a consciência pública e como transformar ideias em ações. Pode ser utilizada por psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas. Também podem se beneficiar estudantes de diferentes áreas, assim como pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e todos que se envolvem com o tema.

Ficha técnica

Título: Suicídio – Um problema de todos – Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção

Autora: Karen Scavacini

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 336

Compartilhe: