(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CÃES

É preciso ficar atento aos sinais de alterações no coração dos cães

Um brasileiro morre a cada 90 segundos, vítima de doença cardíaca, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde desse órgão vital para nossas vidas, foi criada a campanha Setembro Vermelho. “Mas as doenças, como a insuficiência cardíaca congestiva, não estão restritas aos seres humanos: três em cada 10 cães de meia idade e idosos convivem com essa doença crônica – e incurável. Por isso, é preciso estar atento aos sinais do coração do pet”, alerta o médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing em animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

O especialista explica que a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é um dos problemas cardíacos frequente em cães. “Essa enfermidade pode provocar danos irreversíveis à saúde do animal, prejudicando também o seu bem-estar e reduzindo seu tempo de vida. Casos mais graves, inclusive, podem causar morte se não bem acompanhado pelos tutores”.

Cansaço, fraqueza, tosse frequente, dificuldade em respirar, diminuição de apetite, intolerância a exercícios, emagrecimento e desmaios estão entre os indicativos mais frequentes da insuficiência cardíaca congestiva. “Quadros mais avançados da doença podem gerar o acúmulo de líquidos nos pulmões e nos membros do cão, além de lesões importantes em outros órgãos, em especial os rins”, alerta Jaime Dias.

Ao identificar um desses sintomas, o tutor deve procurar imediatamente uma clínica ou um hospital veterinário, para que o animal seja examinado e avaliado por um médico-veterinário. “Quanto mais precoce for o diagnóstico mais rápida será a indicação do tratamento adequado, considerando o estágio da doença e as condições de saúde do cão, evitando o sofrimento e o impacto da enfermidade em suas atividades rotineiras”, recomenda o gerente técnico e marketing da área de pets da Vetoquinol.

Um dos tratamentos disponíveis e com eficácia comprovada é a utilização de diurético composto por torasemida, princípio ativo presente em UpCard, produzido pela Vetoquinol. “Ele estimula a diurese (produção e a secreção de urina), diminuindo a retenção de líquidos que é frequente na ICC e este processo ocorrem com menor perda de potássio através da urina, contribuindo para a menor taxa de arritmia cardíaca”.

“UpCard é muito seguro e seus comprimidos facilmente divisíveis e altamente palatáveis, possuem efeito prolongado por 24 horas, que ajuda a manter mais estável a diurese Seus benefícios são comprovados cientificamente. O Journal of Veterinary Internal Medicine, por exemplo, revelou que a torasemida presente em UpCard diminui significativamente o risco de mortalidade cardíaca, além de aumentar o tempo de sobrevida dos cães acometidos pela insuficiência cardíaca congestiva”, destaca Yolanda Antunes, gerente da unidade de negócios de animais de companhia da Vetoquinol.

Compartilhe: