Igor Mateus Lima / Da Redação.
Foi inaugurado nesta sexta-feira (16) o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV) em Nova Londrina. O prefeito Otávio Grendene Bono (Vico) comemorou a conquista.
“É a primeira vez que a cidade recebe esses serviços federais. Com o atendimento sendo feito aqui, os munícipes não vão mais precisar ir até Paranavaí ou a Maringá para resolver pendências com a receita, ou seja, terá economia no bolso”, declarou.
O Ponto de Atendimento Virtual é resultado do Acordo de Cooperação Técnica com a Delegacia da Receita Federal de Maringá e consiste em um espaço estruturado para fornecimento de orientações sobre os serviços oferecidos no site da Receita Federal e no portal E-CAC.
A sala de atendimento da Receita Federal terá dois profissionais para auxiliar os contribuintes. Além disso, uma outra profissional ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também estará no local para atendimento da Sala do Empreendedor.
“Agradeço o convênio formalizado junto à Receita Federal de Maringá. Tenho certeza de que vai ser um serviço de qualidade e de bastante eficiência aqui para nossa região”, disse Vico.
Mais pontos de atendimentos na região – O delegado da Receita Federal de Maringá, Marcos Wanderley de Souza, disse que o PAV começou em 2021. Na região, Nova Esperança foi a primeira cidade a receber o Ponto de Atendimento Virtual. Hoje são 22 Pontos espalhados pela região de Maringá (Noroeste do Estado). A expectativa é chegar em abril de 2024 com 30 municípios contemplados.
“No Paraná estamos com 78 Pontos de Atendimento Virtual. Se somar Paraná com Santa Catarina já estamos chegando a 200. O PAV é apenas uma forma facilitada do atendimento da Receita Federal, ou seja, levar o serviço ao contribuinte onde ele mora, mais próximo da sua residência”, explicou.
O atendimento do PAV está localizado na Avenida Carlos Antônio Ghering, nº 901, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente (antigo prédio da Sanepar).
“Aqui começa o Paraná” – Essa é uma conhecida frase usada por Vico Bono em eventos e cerimônias governamentais. Na solenidade de inauguração, não foi diferente. Ele destacou que o município é o ponto de partida no Paraná, fazendo fronteiras com os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
“É uma localização estratégica”, comentou.
Com essa frase, Vico se referiu ao intenso tráfego de pessoas na região. Por isso, além do PAV, já existe uma parceria entre o município e a Receita Federal quanto ao acesso em tempo real às câmeras de segurança instaladas nas entradas/saídas da cidade. O objetivo do monitoramento é encontrar e solucionar casos de tráfico de drogas e armas, por exemplo.
Também estiveram presentes na inauguração do PAV em Nova Londrina o vice-prefeito Roberto Mitsuru Tsunokawa, o delegado ajunto da Receita Federal Milton Vidotti Martinez, vereadores e secretários municipais de Nova Londrina.
Quem visitar o local encontrará os seguintes serviços disponíveis:
* Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física – CAEPF – Inscrição, Baixa, Cancelamento ou Alteração de Dados
* Cadastro de Imóveis Rurais – CAFIR – Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação
* Cadastro Nacional de Obras – CNO – Inscrição
* Consulta Pendência Fiscal e Cadastral
* Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física, Restituição e Situação da DIRPF (declaração de imposto de renda pessoa física)
* Cópia de Processo
* Cópia de Declaração e Comprovante de Rendimentos
* CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização
* Emissão de Documento de Arrecadação – DARF (documento de arrecadação da receita federal e GPS (Guia da Previdência Social)
* Procuração RFB (Receita federal do Brasil)
* Protocolo de Documentos
* Protocolo de Documentos – CNPJ – Inscrição, Alteração e Baixa
* Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação – REDARF/RETGPS (retificação de documento de arrecadação da receita federal e retificação de Guia da Previdência Social).