MÔNICA BERGAMO
DA FOLHAPRESS
O número de postos de trabalho ligados à economia criativa no Brasil chegou a 7,9 milhões no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2021. Isso representa a abertura de 600 mil vagas no setor, segundo dados do Observatório Itaú Cultural.
Houve, porém, uma queda de 1% na oferta de vagas em comparação com o segundo trimestre de 2022. Cerca de 59,1 mil postos de trabalho foram encerrados neste período.
“Os resultados do próximo trimestre nos permitirão entender melhor se esta queda é uma tendência ou se foi um ponto fora da curva e compreender as razões disso”, avalia Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
Os trabalhadores de apoio da indústria criativa -um contador ou um advogado que presta serviços para empresas do setor, por exemplo- foram os que mais se beneficiaram do aumento da oferta de vagas entre o terceiro trimestre de 2022 e o mesmo período do ano anterior.
Segundo dados do Observatório Itaú Cultural, o grupo registrou um aumento de 16,4% no número de postos ofertados (413.652 mil novas vagas).
Já entre os trabalhadores especializados que atuam na indústria criativa (como arquitetos, publicitários, designers, e outros profissionais da gastronomia, moda e serviços empresariais e tecnologia da informação) houve queda de 2% na oferta de empregos.
O levantamento é feito a partir de dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).