Adiada de março para este mês, por conta da pandemia da Covid-19, a próxima edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí) será especial, pois é comemorativa aos 50 anos do evento. Em razão disso, a diretoria da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, promotora da Feira, tomou algumas medidas para que a Expo deste ano seja uma das melhores dos últimos 50 anos e com a maior participação popular.
“Quem mais contribuiu para que a nossa feira se tornasse uma referência estadual e nacional foi a população que sempre prestigiou o evento, visitando o parque, vibrando com os rodeios, dançando e cantando com os shows, trazendo alimentos para nossas campanhas, comprando o ingresso solidário, enfim, participando ativamente da ExpoParanavaí. Assim, nada mais justo do que nesta edição o presente seja para ela, a população”, diz o presidente Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho.
Foi por isso que quando foram lançados os passaportes para os cinco shows da exposição o preço promocional foi de apenas R$ 50,00, que foi sendo reajustado de forma lenta e gradual, ficando bem abaixo dos preços praticados anteriormente, que teve como valor mínimo R$ 190,00. Também foi por esta política de presentear o público que a diretoria mudou os dias do rodeio: em vez de fazer do meio para o fim de semana, optou por iniciar no primeiro domingo e encerrar na quarta-feira, exatamente nos dias em que não serão cobrados os ingressos.
A ExpoParanavaí 2022 será realizada de 27 de maio a 5 de junho, no Parque Costa e Silva e para o período há uma extensa programação de shows, palestras técnicas, leilão, rodeio, além da permanente praça de alimentação, parque de diversões, exposição e comercialização de carros, tratores e implementos, artesanato e comércio da moda country.
Shows – A grade de shows deste ano não se limitou apenas ao sertanejo, é uma programação eclética, contemplando vários ritmos.
O show de abertura, no dia 27 (sexta-feira), será com a banda Skank. O grupo de Samuel Rosa vem a Paranavaí com o espetáculo Turnê da Despedida.
No primeiro sábado, dia 28, quem sobe ao palco do Parque Costa e Silva é Murilo Huff, encerrando a programação artística do primeiro fim de semana.
Na quinta-feira, dia 6, é dia de piseiro com o cantor Joao Gomes, que alcançou destaque nacional já com o seu álbum de estreia.
O espetáculo continua no sábado, dia 3, com a dupla Hugo e Guilherme, que está rodando o Brasil e fazendo muito sucesso.
E no sábado encerra-se a programação artística com Eduardo Costa, um dos cantores de maior sucesso na atualidade. Ele também é compositor.
Rodeios – Os rodeios da ExpoParanavaí 2022 serão realizados de 29 de maio (domingo) até o dia 1º de junho (quarta-feira). Vão participar 26 peões na montaria em touro e 12 em cavalo. São 4 boiadas contratadas e mais uma tropa de cavalos.
O rodeio deste ano vai reunir nomes consagrados dos principais circuitos com os da nova geração. São peões que, apesar de pouco tempo de montaria, têm surpreendido positivamente os juízes. Esta mescla de veteranos e principiantes talentosos vai garantir excelente qualidade das montarias, garantem os organizadores.
Palestras técnicas – Pela primeira vez a Sociedade Rural vai promover dentro da Expo, a Semana do Noroeste Agro, um ciclo de palestras que será realizado de 30 de maio a 5 de junho. A iniciativa tem o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Paranavaí, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) e Sindicato das Industrias de Mandioca do Paraná (SIMP).
A Semana do Agro vai trazer palestras de especialistas em atividades agropecuárias de interesse dos produtores rurais da região. Elas serão realizadas em ambiente próprio no Parque Costa e Silva e terá início sempre às 13h30.
No dia 30, segunda-feira, o tema será a suinocultura. Vão palestrar Danilo Leal Rocha (da Agroceres PIC), que traçará um panorama geral e o crescimento da suinocultura brasileira e a contribuição da Agroceres PIC; Denise Porto Ferreira (Adapar) que falará sobre a sanidade animal na suinocultura; e Valdecir Luiz Mauerwerk (Frimesa) que discorrerá sobre o tema: sistema integrado de produção na suinocultura.
No dia 31, terça-feira, dois temas que se complementam: alternativa de energia na propriedade rural, com o consultor da FEP, Luiz Eliezer Ferreira; e aspectos gerais da irrigação, com Emerson Fachin, consultor do GConci.
Na quarta-feira (1º) será realizado o Seminário da Cultura da Mandioca. Vão palestrar o professor Adalton Mazetti Fernandes (Centro de Raízes e Amidos Tropicais – CERAT), da Unesp, sobre manejo da fertilidade do solo em área de plantio direto de mandioca; entomologista Rudiney Ringenberg, pesquisador da Embrapa, sobre manejo fitossanitário; e o economista Fabio Isaías Felipe, pesquisador do CEPEA/USP sobre a conjuntura e expectativas para os mercados de mandioca, fécula e farinha.
No dia 2 (quinta-feira) será a vez da citricultura. A primeira palestra será sobre os desafios no controle do psilídeo, com o agrônomo Guilherme Maniezo Rodriguez, da Fundecitros. Na sequência o fitopalogista Franklin Behlau, falará sobre os avanços no manejo do cancro cítrico com ênfase no uso otimizado de cobre; o agrônomo Marcos Valério Ribeiro vai abordar a questão do manejo de poda dos pomares e a última palestra será sobre a legislação fitossanitária para a citricultura, com Orlando Antônio de Souza Hansen.
E a Semana se encerra tratando de ovinocultura e pecuária. Na sexta, dia 3, a primeira palestra será sobre a reprodução de ovinos, da cobertura ao parto, o que você deve saber para ter os melhores índices, com Carla d’Ancora Dias; depois o tema será sanidade Animal: febre aftosa, brucelose e turberculose, com Rafael Pallone Favreto, da Adapar; Adubação e manejo de pastagens é a próxima palestra com Simony Lugão; finalmente será tratado o tema ensilagem por Vanderlei Bett.
Quem paga e quem não paga – No site da Expoparanavaí (expoparanavai.com), na aba informações, o leitor encontrará todos os esclarecimentos sobre os ingressos, quem paga meia-entrada e quem tem direito a entrada gratuita, bem como detalhes sobre a presença de crianças e adolescentes no parque de exposições.
Os passaportes e ingressos individuais estão à venda on line (o caminho para a compra também está no site, na aba shows), nos pontos de venda e na já oficial da ExpoParanavaí, no Shopping Cidade.