(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Lideranças com os estudantes premiados
Lideranças com os estudantes premiados

PARANAVAÍ

Educação entrega premiação local do 1º Concurso Cultural e Recreativo MPT na Escola

Uma cerimônia cheia de olhinhos brilhando na expectativa de receber medalha e troféu. Assim foi o evento de premiação local do 1º Concurso Cultural e Recreativo do Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola, realizado nesta terça-feira (23) no auditório do SEBRAE de Paranavaí. Para 2022, o projeto trabalhou o tema “A escola no combate ao trabalho infantil” e os alunos dos 4º anos elaboraram desenhos para transmitir esse recado importante para toda a comunidade escolar.

O projeto MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da Educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, além de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho do infantil e de proteção do adolescente trabalhador.

Segundo dados estatísticos apresentados pelo supervisor pedagógico da Secretaria de Educação e coordenador do Projeto MPT em Paranavaí, Luciano Gonçalves, em 2020, 160 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos foram vítimas de trabalho infantil no mundo (97 milhões de meninos e 63 milhões de meninas). “Em outras palavras, uma em cada 10 crianças e adolescentes ao redor do mundo se encontravam em situação de trabalho infantil. Quase metade dessas crianças e desses adolescentes (79 milhões) realizavam formas perigosas de trabalho, colocando em risco sua saúde, segurança e desenvolvimento moral”, enfatizou.

Na avaliação da secretária de Educação do município, Adélia Paixão, “toda atividade que tira da criança e do adolescente o direito de estudar, de brincar e de se desenvolver de maneira saudável, é considerada trabalho infantil e é crime. Não estamos falando de ensinar a criança a ajudar em casa com pequenos afazeres, de arrumar seu quarto, coisas que não interferem nos estudos. Mas é preciso priorizar e garantir o acesso à educação e lazer. Foi isso que os alunos das nossas escolas quiseram retratar através dos desenhos inscritos no concurso, e o fizeram brilhantemente”.

“O projeto é uma excelente maneira de despertar nossas crianças e adolescentes para uma realidade de exploração do trabalho infantil. Ninguém melhor do que as crianças para espalhar esse conhecimento e transmitir com verdade a importância da luta por essa causa tão nobre”, destacou o prefeito em exercício, Pedro Baraldi.

Para o Concurso Cultural e Recreativo, cada escola enviou um trabalho na modalidade desenho por turma de 4º ano. Os alunos produziram o desenho unindo requisitos como criatividade, qualidade, adequação ao tema, legibilidade, boa visibilidade em ambientes digitais, boa capacidade de reprodução gráfica, facilidade na redução/ampliação de formatos, facilidade e flexibilidade na adaptação às necessidades do projeto.

 

Os premiados foram: 1º lugar – Enzo Miguek da Conceição Maria, da Escola Municipal Clemente Niehues; 2º lugar – Vitória Aprimo de Oliveira, da Escola Municipal Cecília Meireles; e 3º lugar – Cauan Ferreira Euzébio, da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto.

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: