Uma cerimônia cheia de olhinhos brilhando na expectativa de receber medalha e troféu. Assim foi o evento de premiação local do 1º Concurso Cultural e Recreativo do Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola, realizado nesta terça-feira (23) no auditório do SEBRAE de Paranavaí. Para 2022, o projeto trabalhou o tema “A escola no combate ao trabalho infantil” e os alunos dos 4º anos elaboraram desenhos para transmitir esse recado importante para toda a comunidade escolar.
O projeto MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da Educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, além de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho do infantil e de proteção do adolescente trabalhador.
Segundo dados estatísticos apresentados pelo supervisor pedagógico da Secretaria de Educação e coordenador do Projeto MPT em Paranavaí, Luciano Gonçalves, em 2020, 160 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos foram vítimas de trabalho infantil no mundo (97 milhões de meninos e 63 milhões de meninas). “Em outras palavras, uma em cada 10 crianças e adolescentes ao redor do mundo se encontravam em situação de trabalho infantil. Quase metade dessas crianças e desses adolescentes (79 milhões) realizavam formas perigosas de trabalho, colocando em risco sua saúde, segurança e desenvolvimento moral”, enfatizou.
Na avaliação da secretária de Educação do município, Adélia Paixão, “toda atividade que tira da criança e do adolescente o direito de estudar, de brincar e de se desenvolver de maneira saudável, é considerada trabalho infantil e é crime. Não estamos falando de ensinar a criança a ajudar em casa com pequenos afazeres, de arrumar seu quarto, coisas que não interferem nos estudos. Mas é preciso priorizar e garantir o acesso à educação e lazer. Foi isso que os alunos das nossas escolas quiseram retratar através dos desenhos inscritos no concurso, e o fizeram brilhantemente”.
“O projeto é uma excelente maneira de despertar nossas crianças e adolescentes para uma realidade de exploração do trabalho infantil. Ninguém melhor do que as crianças para espalhar esse conhecimento e transmitir com verdade a importância da luta por essa causa tão nobre”, destacou o prefeito em exercício, Pedro Baraldi.
Para o Concurso Cultural e Recreativo, cada escola enviou um trabalho na modalidade desenho por turma de 4º ano. Os alunos produziram o desenho unindo requisitos como criatividade, qualidade, adequação ao tema, legibilidade, boa visibilidade em ambientes digitais, boa capacidade de reprodução gráfica, facilidade na redução/ampliação de formatos, facilidade e flexibilidade na adaptação às necessidades do projeto.
Os premiados foram: 1º lugar – Enzo Miguek da Conceição Maria, da Escola Municipal Clemente Niehues; 2º lugar – Vitória Aprimo de Oliveira, da Escola Municipal Cecília Meireles; e 3º lugar – Cauan Ferreira Euzébio, da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto.
(Assessoria Prefeitura)