A18ª edição do Éffeta (Abra-te para um Novo Tempo) será realizada neste domingo (15) no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva, em Paranavaí. Trata-se de um dos maiores eventos da região e que atrai milhares de pessoas anualmente. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e haverá atrações durante todo o dia. O Éffeta é o momento de confraternização das atividades da Comunidade Católica Emanuel. A entidade tem em destaque a prevenção e o combate às drogas lícitas e ilícitas.
O presidente da Comunidade Católica Emanuel, padre Adão Dias Martins, visitou a redação do Diário do Noroeste nesta semana e falou sobre a organização do encontro católico. Haverá grande estrutura para acolher os visitantes do Éffeta. Serviço de lanchonete o dia todo, além de almoço. Antecipadamente são vendidas as camisetas do Éffeta, uma tradição do encontro. Durante todo o dia do Éffeta 2024 as pessoas poderão fazer doações e ajudar na manutenção da obra.
Cerca de dois mil jovens já passaram por atendimentos de enfrentamento ao uso de drogas na Comunidade. Destes, parte conseguiu fazer todas as etapas que duram nove meses. Padre Adão detalha que após a conclusão do tratamento cerca de 20% conseguem se livrar definitivamente do vício. Parece pouco, mas é de extrema relevância diante do flagelo que a droga representa na vida dos jovens e das suas famílias.
Programação
A programação está prevista para iniciar às 9h com a tradicional missa de abertura. Em seguida, haverá uma celebração com o Santíssimo Sacramento. No período da tarde, a partir das 13h, os visitantes poderão assistir a palestras e testemunhos dentro dos módulos organizados para trabalhar diversos assuntos.
A família, o jovem, o namoro, a criança, as confissões, o Santíssimo, Nossa Senhora, a própria Comunidade Católica Emanuel e o combate às drogas são alguns dos temas debatidos dentro das tendas montadas por todo o Parque de Exposições.
Às 18h30, um show musical deve fechar o evento. Neste ano, a Irmã Zélia, a Thayna Azevedo, o pessoal da Colo de Deus e o Gill Motta trabalham os módulos e depois vão para o palco principal onde acontece o show de evangelização.
Fundada no dia 14 de março de 2005, a Comunidade Emanuel conta com três estruturas: o Recanto Dom Bosco em Paranavaí; o recanto Bom Pastor em Tamboara. O Recanto João Paulo II em Porto Rico.