(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Eleição a deputado federal consolida projeto político regional, diz Tião Medeiros

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

“O time que a gente construiu alcançou bons resultados eleitorais e de gestão. O reconhecimento está nas urnas.” A avaliação do deputado federal eleito Tião Medeiros (Progressistas) faz referência ao grupo político que formou ao seu redor, reunindo nomes de grande apelo junto à população, por exemplo, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), e o vereador Leônidas Fávero Neto.

Na manhã de ontem (3), Tião Medeiros concedeu entrevista coletiva à imprensa e avaliou os resultados das eleições de domingo. Disse que conquistar a preferência dos eleitores acarreta grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, “consolida tudo o que temos planejado: novos nomes com mais comprometimento para nossa região”.

Prestes a concluir o segundo mandato consecutivo como deputado estadual do Paraná, Tião Medeiros obteve o maior número de votos entre os candidatos do mesmo partido político, à frente, inclusive, de pessoas com projeção nacional, entre as quais estão Pedro Lupion (109.043 votos) e Ricardo Barros (107.022 votos).

Em 2014, quando foi eleito pela primeira vez para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Tião Medeiros recebeu 31.875 votos. Concorreu à reeleição em 2018 e conseguiu 54.276 votos, confirmando a permanência no Legislativo Estadual. Desta vez, com o objetivo de chegar a Brasília, contabilizou 109.344 votos. Considerando somente as urnas eletrônicas de Paranavaí, fez 32.052 votos, praticamente a metade dos eleitores aptos a votar, 63.940 pessoas.

Diante desse cenário, avaliou: “Sobrecarrega meu compromisso com a região, com o Paraná e com o Brasil. As cobranças vão existir e se intensificar. Será um desafio muito grande”.

Desafios – As pautas têm vistas ao desenvolvimento, desafios locais e de caráter comum para o Noroeste do Estado. São prioridades as obras de infraestrutura, como a duplicação da BR-376 de Paranavaí a São Pedro do Paraná e a ligação via ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul.

No âmbito da saúde, defendeu a ampliação dos serviços prestados pela Santa Casa de Paranavaí, hospital regional, com a habilitação de procedimentos de alta complexidade. Ao mesmo tempo, investir na estrutura do Hospital Santa Catarina, em Loanda, para descentralizar os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação à segurança pública, Tião Medeiros considerou indispensável a construção de uma unidade penitenciária. “É uma pauta indigesta, mas uma necessidade.” Viria acompanhada de uma Vara de Execução Penal para acelerar os trâmites de julgamento e prisão de condenados. Atualmente, a cadeia pública de Paranavaí tem 320 pessoas em um espaço destinado a apenas 96.

Durante a entrevista coletiva de ontem, Tião Medeiros apontou a importância de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Noroeste. Para tanto, é preciso investir em saneamento básico e na pavimentação asfáltica. A ideia é mapear os 28 municípios da região e identificar as principais demandas, seja na educação, seja na assistência social, seja na economia.

Política – O deputado paranaense sempre deixou evidente o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e assim seguirá durante o período de campanha para a reeleição em segundo turno. Ele concorrerá com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 30 de outubro. “O propósito é claro e firme: tentar reeleger Bolsonaro.” As estratégias políticas estão sendo redesenhadas.

Tião Medeiros falou do alinhamento com o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), atual presidente da Câmara dos Deputados, e com Ciro Nogueira, presidente do partido, que fez questão de enviar mensagem ao paranavaiense, parabenizando pela eleição.

Em caso de eleição do ex-presidente Lula, seguirá o posicionamento do Progressistas: quais serão os termos partidários em relação à eventual mudança no Governo Federal? É esperar para ver.

Sobre o trabalho na Câmara dos Deputados, Tião Medeiros diz que será um grande desafio
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: