REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nesta sexta-feira (16), às 8h, os vereadores de Paranavaí se reúnem em sessão extraordinária para definir a nova mesa diretora, que conduzirá os trabalhos legislativos durante o biênio 2023-24. Com apenas uma chapa inscrita, Luís Paulo Hurtado será eleito por aclamação, conforme determina o Regimento Interno da Câmara.
Ao longo dessas duas semanas, houve intensa movimentação entre os parlamentares, a fim de organizar grupos de apoio. A princípio, três demonstraram interesse em concorrer à presidência da Casa: Luís Paulo, Aparecida Gonçalves e José Galvão.
Ocorre que a Câmara de Paranavaí tem apenas 10 vereadores, não sendo possível a participação em mais de uma chapa. Assim, haveria apenas dois grupos.
Primeiramente, a composição encabeçada por Luís Paulo teria Fernanda Zanatta na vice-presidência, Cida Gonçalves na primeira secretaria e Zenaide Borges na segunda secretaria, com apoio da maioria dos parlamentares.
Posteriormente, por orientação do partido político ao qual pertence, PDT, Cida Gonçalves declinou e tentou formar uma chapa concorrente, com Maria Clara Gomes, Josival Moreira e José Galvão. Precisaria de pelo menos mais um voto para vencer a disputa, mas as articulações apontavam que não conseguiria.
Luís Paulo, por sua vez, chegou a fazer a inscrição, então com Fernanda Zanatta como vice, Zenaide Borges ocupando a primeira secretaria e Amarildo Costa na função de segundo secretário.
As conversas seguiram e, diante da impossibilidade de aglutinar o apoio necessário para que a Professora Cida chegasse à presidência, o PDT fez nova orientação, então dando liberdade para compor com Luís Paulo, que reforçou o convite para estar na mesa diretora. A vereadora aceitou.
Amarildo Costa, então, renunciou e a chapa voltou à primeira proposta, com Luís Paulo, Fernanda Zanatta, Cida Gonçalves e Zenaide Borges. O registro foi feito ontem (15).