(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EXPLICANDO - EPISóDIO 2

Eleições municipais: pode x não pode

Por Anderson Alarcon

Seguindo nossa série, no episódio 1 anterior falamos sobre o “pode x não pode” na propaganda eleitoral em bens públicos, bens de uso comum, bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público.

Hoje, falaremos sobre bandeiras e mesas para distribuição de material de campanha na propaganda eleitoral.

As bandeiras e mesas para distribuição de material de campanha durante a propaganda eleitoral são permitidas nas vias públicas, observados os requisitos estabelecidos no artigo 20 da Resolução TSE nº 23.610/19 que regulamenta a propaganda eleitoral. Sendo assim, nas vias públicas é permitido colocar mesas para distribuir materiais de campanha, utilizar bandeiras com bases ou suportes para a sua boa fixação, colocando-as e retirando-as diariamente, respeitados os horários entre 6h e 22h.

É vedado, no entanto, a utilização de bandeiras e mesas fixas que possam dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, principalmente para os indivíduos que fazem uso de cadeira de rodas, pisos de alerta e direcionais, para se locomover.

Importa destacar, ainda, que as calçadas são consideradas bens públicos municipais de uso comum do povo, desse modo, estão passíveis de veiculação de propaganda eleitoral. Prova disso é que os proprietários de pontos comerciais e outros bens particulares não podem impedir a colocação de bandeiras posicionadas regularmente bem como a distribuição de materiais de campanha em calçadas que estejam situadas em frente às suas residências e estabelecimentos, independente de preferência política do proprietário.

Eleições municipais: pode x não pode Episódio 2
Foto: Divulgação

Esta coluna teve a importante participação da discente Kamilly Hernandes, acadêmica do 3º ano do curso de Direito da UEM, e colaboradora da Barcelos Alarcon Advogados.

Gostou? Curta, divulgue, compartilhe!

*Anderson Alarcon, paranavaiense com muito orgulho, pé vermelho, doutor pela UFPR, mestre pela UEM, Procurador-Geral da UVB, advogado CEO FOUNDER da Barcelos Alarcon Advogados, professor, contabilista, perito, poeta e amigo dos amigos.

Fale comigo: contato@andersonalarcon.com Instagram @and.alarcon

Compartilhe: