Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Reunião do Sindicato Rural em Paranavaí

NO CAMPO

Em assembleia, presidente do Sindicato reforça importância da Patrulha Rural

O presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, reforçou, durante assembleia da entidade, a importância dos produtores se cadastrarem junto à Patrulha Rural Comunitária do 8º Batalhão de Polícia Militar para garantir mais segurança em suas propriedades. “É importante que todos se cadastrem. Isto vai agilizar o atendimento das ocorrências, até porque esta patrulha vai ter a geolocalização da propriedade, que indicará os caminhos mais rápidos para chegar nela”, disse o presidente.

A Patrulha Rural foi reativada em todo o Paraná em 1º de julho e a do 8º BPM se apresentou aos produtores há duas semanas, em reunião no Sindicato Rural. Ela atua 24 horas por dia e, além do trabalho ostensivo e preventivo, realiza o policiamento investigativo e repreensivo. Como atende toda a região, se for acionada e estiver distante, ela aciona o policiamento mais próximo, fornece inclusive com a geolocalização (se o proprietário for cadastrado) e depois dá continuidade ao trabalho.

A Patrulha ainda dá orientações e está distribuindo a Cartilha de Segurança Rural produzida pelo Governo do Estado, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Esta cartilha traz várias sugestões de segurança indicando, por exemplo a necessidade do controle de aceso à propriedade, as vigilâncias naturais, a melhor forma de estruturar a fazenda, sítio ou chácara, com a visão da arquitetura contra o crime, até a melhor forma de alojar máquinas e insumos agrícola.

Pierin Júnior também insistiu na importância de que todo tipo de roubo, por menor que seja o prejuízo, seja comunicada à PM para fazer boletim de ocorrência. Na Polícia Civil, o boletim cumpre a função de dar subsídios as investigações e, em caso de recuperação, facilita os trâmites legais para a devolução. Já na PM a ocorrência vai servir para alimentar um banco de dados que vai produzir estatísticas das regiões onde estão havendo maior número de ocorrências permitindo à Patrulha Rural fazer um planejamento mais eficiente das rondas.

 

Assembleia – A Assembleia do Sindicato foi realizada na tarde da última sexta feira (25) e conduzida pelo presidente Pierin, pelos vice-presidente Gilberto Pratinha, Carlos Costa Júnior e Paulo Sérgio de Abreu Pierin, e pelo diretor-financeiro Demerval Silvestre. Na ocasião foi aprovada a proposta orçamentária para 2023 de R$ 696.750,00. Também foi aprovada o valor da anuidade para o ano que vem, que se manteve no mesmo padrão e a taxa por funcionário que passou para R$ 35,00.

Os produtores ainda aprovaram a adesão dos novos associados: Edivaldo Vandresen, Andreia Gislaine de Araújo Campo e Antônio Marcos Mataruco.

No tempo destinado a assuntos gerais, além da Patrulha Rural, foi tratado do Prêmio Agrinho, o Encontro de Líderes Rurais, a ser realizado no próximo dia 2, em Curitiba, a formação da Comissão de Mulheres, que vem ganhando espaço no sistema FAEP/Senar/sindicatos rurais e a organização da viagem a Cascavel, entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2023, para visitar o Show Rural.

Para finalizar, o agrônomo André Camargo, da Serviço de Agricultura de Precisão (SAP Drones) apresentou as vantagens da utilização de drones para pulverização agrícola, como evitar desperdício e reduzir riscos no uso pesticidas. Anunciou que a empresará trabalhará com um preço especial para os associados do Sindicato Rural, que também concorrerão a prêmios.

Compartilhe: