EXPLICANDO:
Na edição do último sábado, em matéria com o título “Crédito para projetos de redução de custo está mais atrativo em 2022” foi publicada de forma incorreta uma imagem (print) do estúdio da Rede de Rádios de Paranavaí.
A imagem refere-se a uma entrevista que a emissora fez na manhã de sexta-feira (18) com o ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato a presidente da República. Por uma falha de edição, a matéria em que o DN repercutiria a entrevista deixou de ser publicada, o que faremos a seguir, com a imagem e legenda adequadas.
O ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, concedeu nesta sexta-feira entrevista para o Jornal da Manhã da Rede de Rádios de Paranavaí. Ele falou sobre economia, segurança, educação e combate à corrupção, entre outros temas. Destacou que, se leito presidente, fará pelo menos três reformas prioritárias.
Ele propõe uma reforma administrativa para que a máquina pública seja mais eficiente, com respeito aos servidores e com o fim dos privilégios de parte das carreiras.
Também quer uma reforma tributária que unifique os impostos, simplificando as regras e tornando o sistema mais claro.
Por fim, apresenta a reforma que resume como pacote ético, ou seja, um conjunto de medidas que defina um novo rumo na política brasileira.
O pacote, exemplifica, trará o fim da reeleição em todos os níveis já para 2023, cumprimento de pena após condenação em segunda instância e o fim do foro privilegiado, inclusive para o presidente da República.
Sérgio Moro traçou um paralelo com as outras candidaturas e pediu reflexão. Sugere que o País supere o que classifica como polarização entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ele, as duas possibilidades apresentam problemas para o desenvolvimento do Brasil.
Por fim, Moro confirmou que terá compromissos na região, com agendas confirmadas para Londrina e Maringá. Disse ainda que tentará abrir espaço para uma visita a Paranavaí.
A entrevista da Rede de Rádios faz parte de uma série que a emissora abre para ouvir os presidenciáveis. Sérgio Moro foi o segundo entrevistado. Antes dele, dia 3 de fevereiro, o trabalho jornalístico foi com o ex-presidente Lula.
Participaram da entrevista com Sérgio Moro os comunicadores Valderci Silva, Valmir Trentini e Rildo Vieira; o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), que reiterou apoio e voto para Moro; o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni; Carlino Fraga (Mirador), vice-prefeito de Alto Paraná.