REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os tapumes na Praça dos Pioneiros, em Paranavaí, indicam que as obras para a construção da Vila Gastronômica já estão em andamento. Esta fase inclui a execução das estruturas de concreto armado, com pilares, vigas e lajes, representando aproximadamente 15% do cronograma. A previsão é concluir os trabalhos até 10 de dezembro deste ano, para uso imediato.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no dia 24 de março, o que significa que tudo corre dentro do prazo. Os investimentos giram em torno de R$ 840 mil.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Amauri Niehues, explica que serão seis quiosques destinados a empresas do ramo alimentício. Terão bancadas de granito e instalações hidrossanitárias e elétricas, além de áreas comuns, com espaço para alimentação, pergolado de madeira e iluminação, banheiros acessíveis, ambiente de contemplação e almoxarifado.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, o projeto de lei que define o modelo de concessão de uso dos quiosques está pronto e será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. A princípio, haveria cobrança mensal de aluguel, mas os parlamentares poderão sugerir novas propostas.
A Vila Gastronômica será oportunidade para que empreendedores do setor saiam da informalidade. Também contribuirá para a geração de emprego e renda.
Outro ponto destacado por Rodrigues é o fortalecimento do turismo gastronômico, incentivando o comércio local. “O empresário vai distribuir essa renda na cidade” diz o secretário.
A Vila Gastronômica será mais uma opção para os moradores de Paranavaí e de municípios da região, uma praça de alimentação a céu aberto, diferencial em relação a outros estabelecimentos. “Vem para somar, neste momento de economia pujante na área da gastronomia”, avalia Rodrigues.