REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nas mãos de quem trabalha pelo desenvolvimento, o reconhecimento. Na noite de segunda-feira (8), o empresário e produtor rural Ivo Pierin Junior, morador de Paranavaí, recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná, concedido a pessoas que tenham prestado relevantes serviços de abrangência estadual. A honraria foi entregue pelos deputados estaduais Adriano José e Luiz Claudio Romanelli.
Os proponentes justificaram a honraria e ressaltaram que levaram em conta a reputação e a conduta irrepreensíveis de Pierin Junior, exemplo de cidadão dedicado à construção do progresso e ao fortalecimento do agronegócio.
“É uma grande referência para todos nós paranaenses. Tudo o que você faz é para melhorar a vida das pessoas e retribuir o que o Paraná te proporcionou até agora. Esse título é mais uma pedrinha no legado que você constrói através do trabalho”, declarou Adriano José.
“Estamos homenageando um paranaense que faz a diferença na sociedade. Que Deus continue te iluminando e iluminando todos nós nesta caminhada. Que continue fazendo o bem para a sociedade paranaense e brasileira”, acrescentou Luiz Claudio Romanelli.
A solenidade de entrega da cidadania benemérita a Pierin Junior foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), prestigiada por quase uma centena de pessoas: familiares, amigos, parceiros e admiradores do homenageado, lideranças do Noroeste e de outras regiões do Paraná, agentes políticos e representantes de entidades de classe ligadas principalmente à agricultura e à indústria.
Ivo Pierin Junior nasceu em 26 de outubro de 1952, na Lapa. Naquele mesmo ano, viajou com a família para o município de Tamboara, onde fez os primeiros anos de estudos. Mudou-se para Curitiba, onde cursou Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), concluindo a graduação em 1974.
Apesar da formação acadêmica, passou a se dedicar às atividades do agronegócio desenvolvidas pela família. O envolvimento no setor levou Ivo Pierin Junior a ingressar em entidades ligadas à agricultura e à indústria, especialmente à raiz de mandioca e seus derivados.
Tem o nome marcado na história da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), do Sindicato da Indústria de Mandioca do Paraná (Simp), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Sindicato Rural de Paranavaí e da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, só para citar alguns nomes.
Em seu pronunciamento na Alep, Pierin Junior homenageou o pai, Ivo Pierin, a quem sempre considerou como exemplo de empreendedorismo, ética, solidariedade e determinação. Também agradeceu pelo apoio que tem recebido da família e de companheiros de jornada na busca pelo desenvolvimento econômico da Região Noroeste e de todo o Paraná.
O homenageado fez menção especial aos deputados estaduais que propuseram o título de Cidadão Benemérito e aos demais parlamentares. O projeto foi aprovado por unanimidade e se transformou na lei estadual 21.903/2024, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em abril deste ano.