Diretores e associados do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) reuniram-se na última sexta-feira (16) em jantar de confraternização. O evento foi realizado no Salão Celeiro, na BR-376, em Paranavaí, e reuniu mais de uma centena de pessoas, entre industriais, familiares e gestores de empresas.
Ao saudar os presentes, o presidente João Eduardo Pasquini lembrou que o jantar de confraternização da entidade é um evento tradicional, mas não era realizado há dois anos por conta da pandemia da Covid-19, o que tornava o evento significativo. Agradeceu o apoio que recebeu ao longo do ano e conclamou os associados a continuarem unidos.
Durante o jantar, o SIMP realizou duas homenagens: ao agroindustrial Alcides Yamakawa e ao produtor Oswaldo Zanqueta.
O industrial Alcides Yamakawa foi homenageado porque foi um dos responsáveis pela revigoração da entidade, que, no início dos anos 2000, estava perdendo força. Também foi um dos responsáveis pela transferência da sede de Marechal Cândido Rondon para Paranavaí. Atualmente, ele é delegado do SIMP junto à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e representante da ABAM (Associação Brasileiras dos Produtores de Amido de Mandioca), na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados. Ele recebeu uma placa de menção honrosa das mãos do presidente Eduardo Pasquini e do diretor financeiro Guido Bankhardt.
O texto assinado pelo presidente Pasquini dizia o seguinte: “A diretoria e os associados do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) manifestam seu reconhecimento e gratidão ao Sr. Alcides Yamakawa pelos relevantes serviços prestados à cadeia produtiva da mandioca e, de forma especial, por ter revigorado nossa entidade, nos anos 2.000, inclusive com a transferência de sua sede para Paranavaí. O SIMP sente-se lisonjeado e orgulhoso de tê-lo como um industrial ativo e preocupado com toda a categoria”.
Já a homenagem a Zanqueta foi em decorrência de sua liderança na cadeia produtiva da mandioca e pelo trabalho realizado como presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados, que funciona junto ao Ministério da Agricultura. “Com seu conhecimento e sua habilidade tem conduzido com grande competência os interesses dos produtores, da pesquisa, das indústrias de mandioca e das que utilizam a fécula como matéria-prima”.
Zanqueta recebeu sua placa das mãos dos diretores do SIMP Ivo Pierin Júnior e Roland Schurt, com o seguinte texto, também assinado por Pasquini: “A diretoria e os associados do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) homenageiam o Sr. Oswaldo Zanqueta pelo seu empenho e dedicação à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento do setor. É uma honra ver um paranaense aguerrido desempenhando com excelência a presidência desta instituição nacional”.
Após as homenagens os diretores receberam o bottton da FIEP, identificando-os como diretores de um sindicato filiado à Federação.
Antes da cerimônia foi apresentado aos associados o vídeo institucional alusivos aos 30 anos do SIMP, que será comemorado em setembro de 2023.