REINALDO SILVA
Da Redação
Nesta quinta-feira (15), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou temperatura máxima de 32,1°C em Paranavaí. Esse foi apenas um ensaio do que está por vir: a previsão é de elevação gradativa durante os próximos dias, com céu claro e predomínio de sol.
Caetano Veloso cantou:
Olha, é como o verão
Quente o coração
Salta de repente
Para ver a menina que vem.
Mas calma lá, Caetano, ainda é inverno. Como podem os termômetros marcar 33°C nesta sexta-feira, 34°C no sábado e 35°C no domingo? A próxima semana deverá ter números ainda maiores, com 36°C na quarta-feira e 37°C na quinta-feira.
O site do Simepar (www.simepar.br) apresentou a explicação: “Um ar mais aquecido ganha força no interior paranaense, por isso as temperaturas ficam bastante elevadas nas regiões Oeste, Noroeste e Norte”.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen acrescentou que esta é a tendência: manhãs com valores mais baixos e aquecimento rápido, com grandes amplitudes térmicas. “Destaca-se novamente a diferença de temperatura do amanhecer para a tarde.” Para dar uma ideia, a mínima desta sexta-feira em Paranavaí deve ser de 17°C, são 16 graus centígrados de distância da máxima.
Sem previsão de chuva, o tempo segue bastante seco. Até quinta-feira, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 60%, índice classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ideal para os seres humanos. O valor mais crítico é esperado na quarta-feira, 36%.
Diante do cenário, o Simepar alertou: “A ausência de chuva e a manutenção da massa de ar quente aumentam a possibilidade de queimadas”.
O inverno começou no dia 20 de junho e se estende até 22 de setembro, quando começa a primavera. A chamada estação das flores termina no dia 21 de dezembro para a chegada do verão.
Para os que preferem o frio ao calor, a sugestão é fazer coro com a cantora Mariana Aydar:
Deixa, deixa o verão
Deixa o verão pra mais tarde
Deixa, deixa o verão
Deixa o verão pra mais tarde.