REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em pouco mais de uma hora, Paranavaí recebeu quase 50 milímetros de chuva. O temporal que passou pela cidade na tarde de ontem, com rajadas de vento de 23 quilômetros por hora, derrubou árvores e galhos em alguns bairros da cidade.
O Corpo de Bombeiros registrou pelo menos duas ocorrências, ambas no Jardim Morumbi. Em um dos casos, a árvore atingiu dois carros estacionados em via pública.
Nos dois primeiros dias de março, como na maior parte de fevereiro, as pancadas de chuva têm sido constantes em Paranavaí.
Durante o mês passado, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou precipitação durante 19 dos 28 dias, ou seja, foram apenas 9 dias sem chuva.
O maior volume foi medido no dia 10 de fevereiro: 84,6 milímetros. Os índices também foram significativos nos dias 16 (39,4mm), 17 e 21 (22mm), 13 (19,2mm) e 3 (18,2mm).
Segundo o Simepar, o volume acumulado do mês foi de 263,6 milímetros, muito acima da média histórica de 160,9 milímetros. Apesar da quantidade elevada, não superou a marca alcançada em fevereiro de 2013, quando as precipitações somaram 371,8 milímetros em Paranavaí.
Previsão – O tempo abafado nesta sexta-feira (3) favorece a formação de novas áreas de instabilidade sobre o Paraná, principalmente a partir do período vespertino. Com isso, novas pancadas de chuva podem ocorrer, inclusive acompanhadas de raios e trovoadas. O risco de tempestade segue elevado.
Em Paranavaí, as nuvens e a possibilidade de pancadas de chuva não interferem de maneira expressiva nas temperaturas. Os termômetros devem registrar máxima de 30 graus hoje.
Sábado (4) também poderá ter chuvas fortes e o acumulado previsto é de quase 10 milímetros. A mínima será de 21 graus e a máxima, 29 graus. Para domingo são esperadas condições semelhantes, porém com volume menos intenso de precipitação, aproximadamente 2 milímetros.