A diretoria da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná programou três leilões de gado para acontecer durante a 50ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí 2022), que será realizada de 27 maio a 5 de junho, no Parque Costa e Silva. Os leilões acontecerão nos dias 28 de maio, 1º e 4 de junho, ou seja, nos dois sábados da Exposição e na quarta-feira.
A expectativa da entidade, segundo o vice-presidente Reinaldo Reis Cerqueira e o leiloeiro rural Lucas Loures, é de que, somados, os três leilões devem comercializar perto de R$ 10 milhões. Esta otimista estimativa está baseada na qualidade dos animais que serão levados à remate.
“Como é a Exposição de 50 anos, também, estamos buscando 50 tradicionais pioneiros, donos dos principais criatórios do Paraná”, diz Cerqueira. “Os animais são de excelente qualidade e que permite estimar que só o primeiro leilão deve comercializar entre 3 e 4 milhões de reais”, aposta Loures.
Para o Leilão dos Pioneiros 50 Anos, que será realizado no primeiro sábado, dia 28, a organização prevê que serão levados à comercialização mais de mil animais nelore e cruzamento industrial para cria, recria e engorda. O leilão começa às 12 horas, com almoço, e às 13h30 inicia-se a comercialização dos animais.
O leilão será presencial e virtual. Os que não puderem comparecer podem participar e fazer lances pelo canal da Araucária Leilões no YouTube.
Touros – Na noite do dia 1º, quarta-feira será realizado o Leilão Multirraças de Touros, que começa às 19h30. Em comemoração ao Jubileu de Ouro da ExpoParanavaí, serão apresentados aos compradores 50 Touros. Este leilão destina-se mais a criadores, pois serão levados à remate touros de raças adequadas para o cruzamento industrial.
Segundo Cerqueira e Loures serão comercializados touros das raças Brangus, Tabapuã, Nelore, Angus, Senepol. Braford e Indubrasil. “Estes touros virão dos melhores criatórios do Paraná”, informa Loures.
No dia 4, sábado, também com almoço antes de abrir a comercialização, será realizado o Leilão das Criadoras. “É um leilão da família, para trazer as esposas e filhos. É um leilão bem especial”, sublinha o leiloeiro.
Para este leilão, a expectativa é de comercializar também mais de mil animais nelore e cruzamento industrial para cria, recria e engorda.
Os três leilões serão realizados no Recinto Bela Thuronyi e poderão ser acompanhados pelo canal da Araucária Leilões no YouTube. Pelo chat será possível fazer os lances.