O embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-Mo, esteve em Paranavaí na manhã desta terça-feira (30) em visita à fábrica da Suco Prat’s. Acompanhado pelo sócio-diretor da empresa, Paulo Pratinha, o diplomata conheceu os processos de produção da companhia, da extração do suco da fruta ao envase e distribuição dos produtos, que hoje estão em todo o Brasil.
A visita da maior autoridade sul-coreana no Brasil a polos industriais de diferentes regiões do país endossa a importante relação comercial existente entre Brasil e Coreia do Sul atualmente. Pratinha lembrou que as empresas sul-coreanas se destacam entre as principais investidoras em solo brasileiro. Por outro lado, o Brasil também exerce papel importante nas tratativas com o país asiático e ocupa posição relevante na exportação de produtos, mercado cujo a Prat’s planeja ingressar, revelou Pratinha.
A presença do embaixador de um país com tamanha expressividade como a Coreia do Sul leva luz ao que está sendo desenvolvido não apenas na citricultura do noroeste paranaense, mas também em outros segmentos.
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Lim Ki-Mo disse ter ficado impressionado com a grandiosidade das instalações da Prat’s, com o produto criado pela empresa e com o potencial produtivo da região. “A impressão que tive da visita ao Paraná e à Suco Prat’s foi impressionante. Pude ver que o setor agropecuário e industrial crescem juntos e são a base da economia do estado”, afirmou.
O embaixador ainda destacou a grande movimentação financeira que os vínculos entre Brasil e Coreia do Sul representam para o mercado internacional e afirmou que há espaço para que novas parcerias possam surgir. “A relação comercial entre Coreia do Sul e Brasil tem [a movimentação de] aproximadamente 12 bilhões de dólares anuais e continua a aumentar. O Paraná é um estado com grande potencial em diversas áreas e espero que a relação comercial entre Coreia e Paraná possa crescer”, disse Lim Ki-Mo.
MERCADO DESAFIADOR
De acordo com Paulo Pratinha, o país asiático é um dos focos comerciais da Prat’s atualmente. Segundo ele, a empresa, junto à Associação Brasileira das Indústrias de Suco Integral (Sucos BR), já discute e trabalha o ingresso na exportação de suco de laranja para a Coreia do Sul há algum tempo. No entanto, o comércio deste tipo de produto ainda enfrenta desafios com as atuais tarifas de importação impostas pelo governo sul-coreano.
“Faz parte do trabalho da Sucos BR e nós temos feito o trabalho para conseguir mudar essa questão da tributação que o suco brasileiro sofre no mercado sul-coreano. Uma visita como esta, de um embaixador de um país da importância da Coreia do Sul estar nas nossas instalações, é algo que nos honra bastante”, acrescentou.
Além da presença em Paranavaí, o embaixador da Coreia do Sul no Brasil também cumpre agenda ao longo da semana em outras empresas paranaenses, conhecendo representantes de segmentos que são destaques na economia do estado.
AUTORIDADE CARISMÁTICA
Há três anos no Brasil, o embaixador Lim Ki-Mo ficou conhecido pela personalidade carismática e pelo apreço à cultura brasileira, especialmente a música. Nas redes sociais, vídeos de Lim Ki-Mo cantando clássicos nacionais viralizaram diversas vezes e já se tornou quase tradição ouvir uma palinha do embaixador nos lugares onde ele visita.
Durante a passagem pelas instalações da Suco Prat’s não foi diferente. Depois de finalizada a visita pela empresa, Lim Ki-Mo se reuniu com colaboradores da empresa para cantar algumas das músicas brasileiras que mais gosta. No repertório, Chitãozinho e Xororó e Raça Negra.
O momento de descontração deixou ainda mais clara a relação de amizade já existente entre Brasil e Coreia do Sul e selou a ligação entre o diplomata e o noroeste paranaense.