(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Segmento da mandiocultura estará em debate
Foto: IDR/PR
Segmento da mandiocultura estará em debate Foto: IDR/PR

NEGÓCIOS

Embrapa debaterá cadeia de valor da mandioca

Painel discutirá os principais entraves que limitam a competitividade da mandioca, como baixa mecanização, gargalos de comercialização e desafios tecnológicos

A Rede de Socioeconomia da Agricultura da Embrapa realiza, na quinta-feira, 25 de setembro, às 10h, mais uma edição da série Debates em Socioeconomia, desta vez com foco na cadeia de valor da mandioca e suas oportunidades de desenvolvimento sustentável.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube, com participação gratuita e aberta ao público.

O painel discutirá os principais entraves que limitam a competitividade da mandioca, como baixa mecanização, gargalos de comercialização e desafios tecnológicos. Também trará à tona as demandas prioritárias de pesquisa e as oportunidades de inovação capazes de dinamizar a cadeia, ampliar a inclusão produtiva e fortalecer sua governança.

A mesa virtual de debates será formada pelo moderador, co-moderador e três debatedores. Cada debatedor terá 20 minutos para realizar sua apresentação. Ao final da fala dos três debatedores, iniciam-se os debates.

 Participam do debate:

• Robert S. Andrade L., pesquisador da Alliance of Bioversity International and CIAT, com abordagem global;

• Fábio Isaias Felipe, pesquisador do CEPEA/Esalq-USP, com foco nas regiões Centro-Sul e Sudeste do Brasil; e

• Eloizio Barbosa Lopes Júnior, empresário e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, que apresentará uma visão nacional, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.

Serão moderadores os pesquisadores Carlos Estevão Cardoso e Alfredo Augusto Alves, ambos da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)

O pesquisador Carlos Estevão Cardoso diz que “mais do que apresentar diagnósticos, o encontro pretende propor caminhos práticos. Espera-se que os debatedores contribuam para mapear gargalos, indicar prioridades de pesquisa e inovação tecnológica, fortalecer a articulação institucional e identificar oportunidades de mercado para aumentar a competitividade da mandioca brasileira”.

A mandioca, cultura estratégica para o Brasil, é resiliente às mudanças climáticas e versátil como matéria-prima — usada para farinha, fécula, ração animal e bioprodutos. Job Lucio Gomes Vieira, supervisor de Inteligência Estratégica da Assessoria de Estratégia (AEST) explica que, ao reunir especialistas de diferentes regiões e perspectivas, “o seminário busca consolidar uma visão plural e integrada sobre como transformar seu potencial em vetor de desenvolvimento rural, inclusão produtiva e sustentabilidade”.

Serviço

Debates em Socioeconomia – Cadeia de Valor da Mandioca

• Data: 25 de setembro de 2025 (quinta-feira)

• Transmissão ao vivo: www.youtube.com/embrapa

• Horário: 10h (horário de Brasília)

• Formato: virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube

Realização: Rede de Socioeconomia da Agricultura – Embrapa.

Compartilhe: