REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Lembrar do avô ainda é difícil para Lara. Ele era um homem de bom coração e fazia todos sorrirem. Era inspirador.
Lara Alice Constantino da Silva é aluna do quinto ano na Escola Municipal Professora Edith Ebiner Eckert e venceu o concurso de redação proposto pelo Diário do Noroeste dentro do projeto “Semeando Leitores”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Paranavaí.
Na carta endereçada ao DN, Lara conta que o avô ensinou o real sentido do amor, da união e do respeito. “Sei que ele ainda cuida de nós lá de cima e todo Natal estará presente conosco de uma forma diferente.”
O texto lido integralmente na cerimônia de premiação emocionou. Lara derramou lágrimas, uma forma de extravasar os sentimentos: teve saudade do avô, estava feliz pela conquista, se encheu de esperança por saber que o esforço valeu a pena.
Lara derramou lágrimas, mas não foi a única. A mãe, Maria Dirce Constantino da Silva, também chorou. Estava orgulhosa. “Foi emocionante, a realização de um sonho.” E não poderia ser diferente, afinal Lara “é uma menina bondosa, carinhosa, dedicada”. O primeiro lugar no concurso de redação é o reconhecimento da importância dos estudos.
O choro emocionado acompanhou a professora Paula Patrícia Figueiredo, que abraçou a mãe de Lara em comemoração. “Nós trabalhamos com aquilo que gostamos e é gratificante ver o resultado. Temos a certeza de que o dever foi cumprido.”
Premiação – Lara foi premiada com um telefone celular. A professora ganhou uma caderneta de poupança de R$ 1.000. A diretora da escola, Jane Ferracioli, foi presenteada com um ensaio fotográfico. (CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI)
Os outros alunos selecionados para a fase final do concurso também receberam presentes. Ao todo, 19 redações foram escolhidas, uma de cada escola municipal de Paranavaí. Os textos passaram pelo crivo da comissão de avaliação, que escolheu a produção de Lara como vencedora.
Mas como anunciou a secretária de Educação, Adélia Paixão, “todos são vencedores”. Ela elogiou a iniciativa do Diário do Noroeste e ressaltou: “Foi um presente que trouxeram para nós neste final de ano. A proposta vem coroar o trabalho feito em sala de aula”.
A proposta da redação fortalece a importância da leitura. “Quem lê bastante, quem escreve bastante aprende com mais facilidade outras disciplinas. A leitura vai definir o sucesso da vida acadêmica de vocês”, disse Adélia Paixão para as crianças.
O concurso de redação envolveu alunos dos quintos anos de todas as escolas municipais, somando mais de 800 participantes.
História – O empresário e diretor do Diário do Noroeste, Sérgio Carvalho, falou da satisfação com os resultados do projeto “Semeando Leitores” e agradeceu a todos pela dedicação: estudantes, pais, professores, diretores e servidores da Secretaria de Educação.
“O Diário do Noroeste está há 68 anos na cidade. Nesta trajetória, trazemos boas notícias”, disse Sérgio Carvalho, que prometeu novas ações junto à comunidade. “Semeando Leitores” foi só o começo.
Natal – Idealizadora do projeto, Bruna Carvalho falou do significado do Natal, tema proposto para a redação. Conforme a fé cristã, é a data de celebração do nascimento de Jesus, um homem piedoso, misericordioso, bondoso.
Bruna Carvalho citou as filhas Gabriela e Manuela. “Foi olhando para elas que surgiu a ideia do ‘Semeando Leitores’. Inspirada nelas, resolvi apresentar esse projeto aos nossos colaboradores do Diário do Noroeste.”
Aos alunos que chegaram à final do concurso, dirigiu as seguintes palavras: “Meu maior desejo é que vocês saiam daqui inspirados a querer aprender sempre mais. Plantar no coração de vocês o desejo de serem pessoas melhores através da educação, para mim é uma grande honra”.
A idealizadora do projeto concluiu o pronunciamento com palavras de agradecimento: “Obrigada por tudo que vocês nos proporcionaram através dos seus lindos textos. Foi muito difícil escolher somente um. Sintam-se todos vencedores. Vocês são o futuro da nossa nação e o orgulho da nossa cidade”.
A filha mais velha de Sérgio e Bruna, Gabriela, também participou da cerimônia de premiação do “Semeando Leitores”, cantou e tocou violão acompanhada da professora de música Sirley Leonardo. A mais nova, Manuela, não pôde participar do evento por compromissos escolares.
Parceiros – A primeira edição do projeto “Semeando Leitores” contou com o apoio de pessoas e empresas que, da mesma forma que o Diário do Noroeste, acreditam no poder transformador da educação: Lápis de Cor Papelaria, Guto Costa, Juliano Simonetti, UniFatecie, Marin Sports e Buffet Infantil Tayna Mateus.
Veja os vencedores de cada escola
Lara da Silva
Escola Municipal Professora Edith Ebiner Eckert
Brian Braga
Escola Municipal Jayme Canet
Lucas dos Santos
Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto
Kauan da Silva
Escola Municipal Pedro Real
Eloah Guedes
Escola Municipal Elza Grassiotto Caselli
João Pedro Ferreira
Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho
João Lucas Pacheco
Escola Municipal do Campo Clemente Niehues
Miguel de Carvalho
Escola Municipal Neusa Pereira Braga
Retiely de Jesus
Escola Municipal Rotary Arenito
Daniel Chagas
Escola Municipal Hermeto Botelho
Tayla Andrade
Escola Municipal Santos Dumont
Matheus dos Santos
Escola Municipal Cecília Meireles
Emanuelli Pereira
Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back
Mayra dos Santos
Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes
Ana Vitória da Rocha
Escola Municipal Ilda Campano Santini
Vinícius da Rocha
Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral
Kailan de Souza
Escola Municipal Ayrton Senna da Silva
Maria Vitória Trugillo
Escola Municipal Santa Terezinha
Giullia da Silva
Escola Municipal Getúlio Vargas