(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

AVENTURAS ESPORTIVAS

Empresa de turismo está mostrando potencial da cidade aos moradores

Uma empresa de turismo, que explora o Turismo de Aventura, também chamado de Aventuras Esportivas, está desenvolvendo um projeto inédito na cidade. Trata-se do Desbravalar, que tem como “grande objetivo mostrar Paranavaí para os paranavaiense”, segundo seu diretor, Jairo Venâncio. “É um projeto em que o morador vai desbravar o seu lar”, acrescenta.

Venâncio diz que o projeto começou “para atender uma necessidade que Paranavaí nos apresentou”. Ou seja, o desconhecimento das possibilidades de turismo oferecido pela cidade na área de aventuras esportivas. “Perguntamos: você acha que tem turismo em Paranavaí? Pasmem! 90% falou que não existe turismo em Paranavaí. E isto deixou a gente bem intrigado, porque nós fazemos isso. Nós trabalhamos esta ferramenta que é o setor de turismo para desenvolver nossa empresa, o município e toda a região. Fazemos isto com muita facilidade e tem dado certo”.

Mas, diz o profissional de turismo, isso vale para as pessoas de fora, moradores de outros municípios, já que os de Paranavaí ainda estão alheios a este potencial, seja para se divertir ou para explorar. “Aí pensamos em criar um projeto e saiu uma frase, que ficou grande, mas mostra o verdadeiro sentido do que estamos fazendo: Cidade boa para o turista é a cidade que é boa para o morador que nela vive”.

Ele relata que está trazendo pessoas à cidade e mostrando o potencial de Paranavaí. “Tudo tem fluído muito facilmente e estamos desenvolvendo o turismo de esporte de aventura muito fácil”. Diante da realidade de que pessoas de fora aproveitam as riquezas naturais da cidade e os moradores sequer conhecem, surgiu a ideia de mostrar para os moradores aquilo que existe de bom na cidade, “Desbravalar é desbravando o seu próprio lar”.

Venâncio garante que na cidade “existem pontos turístico e de esporte de aventura que podem melhorar para desenvolver a cidade social, cultural e economicamente aproveitando estes meios naturais”. A intenção é ‘apresentar’ a cidade aos seus moradores para que eles possam ser difusores das opções oferecidas”.

Segundo o profissional, o projeto abrange pontos também no Distrito de Graciosa e nos municípios de Tamboara e Terra Rica, entre outros. “As pessoas acham que só tem turismo em Porto Rico ou em Maringá”, atesta. “Aqui temos opções de trilha, rapel, parede de escala, acampamento e muito mais. Tudo isso e muito mais podemos fazer aqui em Paranavaí”, complementa.

 

Sociedade rural – De acordo com as estimativas de Jairo Venâncio, 98% da população desconhecem este potencial de desenvolvimento econômico da cidade.

Uma das exceções, diz ele, é a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, que “tem sido uma parceira de mão cheia para nós. Em todos os momentos nos atendeu prontamente, sem nenhuma dificuldade”. A entidade já cedeu o Parque de Exposições Costa e Silva para o desenvolvimento de algumas atividades. E em outras ocasiões permite que os carros dos turistas fiquem estacionados no local, enquanto o grupo faz a caminhada por trilhas. “Se não fosse a Rural os carros ficariam expostos e correndo riscos”, arremata ele.

Compartilhe: