Uma empresa de turismo, que explora o Turismo de Aventura, também chamado de Aventuras Esportivas, está desenvolvendo um projeto inédito na cidade. Trata-se do Desbravalar, que tem como “grande objetivo mostrar Paranavaí para os paranavaiense”, segundo seu diretor, Jairo Venâncio. “É um projeto em que o morador vai desbravar o seu lar”, acrescenta.
Venâncio diz que o projeto começou “para atender uma necessidade que Paranavaí nos apresentou”. Ou seja, o desconhecimento das possibilidades de turismo oferecido pela cidade na área de aventuras esportivas. “Perguntamos: você acha que tem turismo em Paranavaí? Pasmem! 90% falou que não existe turismo em Paranavaí. E isto deixou a gente bem intrigado, porque nós fazemos isso. Nós trabalhamos esta ferramenta que é o setor de turismo para desenvolver nossa empresa, o município e toda a região. Fazemos isto com muita facilidade e tem dado certo”.
Mas, diz o profissional de turismo, isso vale para as pessoas de fora, moradores de outros municípios, já que os de Paranavaí ainda estão alheios a este potencial, seja para se divertir ou para explorar. “Aí pensamos em criar um projeto e saiu uma frase, que ficou grande, mas mostra o verdadeiro sentido do que estamos fazendo: Cidade boa para o turista é a cidade que é boa para o morador que nela vive”.
Ele relata que está trazendo pessoas à cidade e mostrando o potencial de Paranavaí. “Tudo tem fluído muito facilmente e estamos desenvolvendo o turismo de esporte de aventura muito fácil”. Diante da realidade de que pessoas de fora aproveitam as riquezas naturais da cidade e os moradores sequer conhecem, surgiu a ideia de mostrar para os moradores aquilo que existe de bom na cidade, “Desbravalar é desbravando o seu próprio lar”.
Venâncio garante que na cidade “existem pontos turístico e de esporte de aventura que podem melhorar para desenvolver a cidade social, cultural e economicamente aproveitando estes meios naturais”. A intenção é ‘apresentar’ a cidade aos seus moradores para que eles possam ser difusores das opções oferecidas”.
Segundo o profissional, o projeto abrange pontos também no Distrito de Graciosa e nos municípios de Tamboara e Terra Rica, entre outros. “As pessoas acham que só tem turismo em Porto Rico ou em Maringá”, atesta. “Aqui temos opções de trilha, rapel, parede de escala, acampamento e muito mais. Tudo isso e muito mais podemos fazer aqui em Paranavaí”, complementa.
Sociedade rural – De acordo com as estimativas de Jairo Venâncio, 98% da população desconhecem este potencial de desenvolvimento econômico da cidade.
Uma das exceções, diz ele, é a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, que “tem sido uma parceira de mão cheia para nós. Em todos os momentos nos atendeu prontamente, sem nenhuma dificuldade”. A entidade já cedeu o Parque de Exposições Costa e Silva para o desenvolvimento de algumas atividades. E em outras ocasiões permite que os carros dos turistas fiquem estacionados no local, enquanto o grupo faz a caminhada por trilhas. “Se não fosse a Rural os carros ficariam expostos e correndo riscos”, arremata ele.