(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

MULHERES QUE PROSPERAM

Empresária mostra que perseverança é característica de quem busca o sucesso

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

As peças de roupas cuidadosamente dispostas nas araras colorem o ambiente. A decoração, a disposição dos móveis e as plantas ornamentais conferem à loja aquele ar de aconchego, tudo para que as clientes se sintam à vontade, como se estivessem em casa.

Edina Aparecida de Oliveira da Silva recebe cada consumidora com um largo sorriso. Sabe que a simpatia e o bom papo são grandes aliados na hora de atender, convencer e vender, mas não é só isso. “Gosto desse contato pessoal”, diz a empresária de Paranavaí, proprietária da Edina’s Modas.

A conversa flui facilmente e ela conta ao Diário do Noroeste como foi a trajetória para chegar até aqui. A história de Edina ilustra esta reportagem especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, 8 de março.

O pai vendia caldo de cana. Norival Ortiz de Oliveira era jeitoso no trato com as pessoas e foi dele que veio a inspiração para a escolha da profissão de Edina, vendedora.

Trabalhou no comércio varejista e percebeu que poderia sonhar mais alto. Quando a empresa decretou falência, na década de 1990, ela encontrou a oportunidade de começar o próprio negócio. O segmento escolhido, confecção.

Viajava a Cianorte, distante aproximadamente 90 quilômetros de Paranavaí, e lá comprava roupas para revender. Assim que voltava, organizava tudo e saía em busca de clientes. Batia de porta em porta oferecendo os produtos e o atendimento em domicílio só foi interrompido sete anos depois, quando Edina abriu uma loja em casa.

Com a ampla carta de consumidores e o espaço próprio, ela viu a empresa prosperar, tanto que entendeu a necessidade de levar a empresa para o centro comercial de Paranavaí, na Rua Getúlio Vargas. Ali, chegou a ter 10 funcionários de uma só vez, graças ao grande movimento de consumidores.

O prédio onde a loja Edina’s Modas se instalou era alugado, o que aumentava os custos de manutenção. A dificuldade para encontrar vagas de estacionamento, o trânsito, a agitação constante para chegar até o local e o barulho incômodo que por vezes atrapalhava aquela conversa gostosa com as clientes levaram a empresária a tomar uma decisão importante, deixar a região central e voltar a atender em casa.

Mudança – O marido, Levi Roberto da Silva, com quem está casada há 20 anos, incentivou a mudança. Chegou a sonhar que a loja funcionava na frente da residência. Contou à esposa sobre o sonho e não perdeu tempo. “Ele tomou a iniciativa, foi atrás do projeto. Quando vi, já estava construindo.”

O imóvel é grande. “Aqui as clientes ficam mais à vontade, é mais fácil estacionar, não tem aquela correria toda”, comemora Edina. Tem espaço até para um deque onde as pessoas podem se sentar e tomar um café passado na hora ou um suco geladinho enquanto colocam o papo em dia.

A empresária se orgulha do conquistou. Quando olha para trás, se dá conta de que o esforço valeu a pena e foi possível realizar os sonhos que levou no coração por anos, décadas. “Tem horas que me olho no espelho e me elogio por conseguir. Agradeço a Deus.”

Agradecimento pelo sucesso e pela família que lhe dá suporte. Edina cita os filhos Nicolas, Emanuel e Emanuelly e não se esquece de Emilly, que morreu aos seis meses de vida, no mesmo ano em que era inaugurada a Edina’s Modas no centro da cidade.

Amizades – Se a simpatia é característica marcante da empresária, seria de se esperar que ao longo de todos esses anos ela construísse grandes amizades. E assim foi.

Clientes que conquistou desde o início da carreira, quando ainda vendia roupas em cima de uma moto nos idos 1990, hoje são como da família. “Quando comecei a vender, a pessoa era solteira, agora vendo para as filhas. Sou convidada para casamentos, aniversários. Elas se tornaram minhas amigas.” Edina não hesita: esse é o maior legado que alcançou durante a história como vendedora e empresária.

Empreendedorismo – Águida Araújo Sandri Machado é presidente da Aciap Mulher, divisão da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí que trata de assuntos voltados às mulheres empresárias.

Ao saber que Edina seria personagem desta reportagem especial, Águida tece elogios e põe em evidência a dedicação com que lidera os negócios. Tem o perfil de muitas mulheres que despontam como empreendedoras, gestoras, administradoras.

Na avaliação da presidente, as mulheres têm conquistado espaços importantes e merecem ir ainda mais longe, não somente no comércio, mas também como advogadas, profissionais liberais ou produtoras rurais.

A Aciap Mulher é estimula o associativismo e atua em projetos e ações que buscam o fortalecimento econômico de Paranavaí. “Estamos de portas abertas para as empresárias e para debater o crescimento de nossa cidade”, afirma Águida.

Ela termina a conversa com o DN deixando uma mensagem às mulheres de Paranavaí, especialmente empresárias. “É uma grande honra caminhar ao seu lado. Meu desejo é que juntas possamos conduzir nossos projetos e trabalhar para o desenvolvimento de nossa cidade.”

Compartilhe: