REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Já faz quase cinco anos desde que Diego Miranda dos Santos foi contratado em caráter temporário para trabalhar em uma loja de calçados. O objetivo era ampliar o quadro de funcionários tendo em vista o aumento no fluxo de vendas no período que antecede o Natal. O desempenho positivo chamou a atenção e ele foi efetivado. Hoje, é gerente de vendas na Pédemais de Paranavaí.
A história de Diego dentro da empresa pode ser inspiração para outras pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho. A hora é agora: as contratações temporárias no comércio de Paranavaí já começaram, ainda tímidas, mas devem se avolumar na primeira quinzena de novembro.
O gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, destaca que Natal e Black Friday são os melhores períodos de vendas do ano e as empresas “precisam reformar seu time para dar conta da demanda”. A estimativa é que a comercialização seja até 50% maior do que nos outros meses do ano.
Scarabelli elenca fatores que motivam o consumo a partir de novembro. As festividades do fim do ano, o 13º salário, as ofertas e as condições especiais de pagamento irrigam a economia, avalia.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, pondera que, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) não tenha declarado oficialmente o fim da pandemia de Covid-19, é possível considerar que este será o primeiro final de ano após a crise sanitária. Sendo assim, as perspectivas são de resultados positivos. “O consumidor final tende a gastar mais, porque segurou o consumo nos anos anteriores.”
É necessário que os empresários aproveitem a oportunidade. Por isso a sugestão é que promovam campanhas, apresentem preços acessíveis, ofereçam condições diversas de pagamento. “Está todo mundo querendo comprar e todo mundo querendo vender”, diz Rodrigues.
De acordo com o gerente de vendas da Pédemais Calçados, a empresa incorporou dois novos funcionários ao quadro, ainda temporários. Nas próximas semanas, serão feitas mais entrevistas para selecionar outras pessoas. A intenção, garante Diego Miranda dos Santos, é avaliar o desempenho e contratar definitivamente quem se sobressair. A meta é ampliar a equipe em até 30%.
A estimativa do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo para o comércio de Paranavaí é que 25% das contratações para o final do ano se transformem em empregos definitivos para 2023.
Com a experiência de quem começou na condição de empregado temporário e hoje está em posição de liderança, Diego Miranda dos Santos enumera algumas características que podem ajudar a permanecer na empresa: força de vontade, simpatia e humildade. A oportunidade se desenha para todos, assegura.
Agência do Trabalhador – A gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu, orienta os comerciantes a contratarem o quanto antes, a fim de que tenham tempo de treinar os novos funcionários para o ritmo intenso de dezembro.
Por enquanto, as empresas não solicitaram ajuda à equipe da Agência do Trabalhador, o que deve acontecer nas próximas semanas. Estabelecimentos comerciais, mercados e prestadores de serviços estão entre os principais segmentos que fazem contratações temporárias nesta época.
“A Agência do Trabalhador está à disposição. Recebemos currículos, fazemos a triagem e comparamos o perfil de cada candidato com os requisitos exigidos pela empresa.” O passo seguinte é encaminhar o candidato para a seleção.
Mesmo quem não tem experiência pode conseguir colocação: às vezes, tendo o perfil certo para vendas, a funcionário se destaca e passa a integrar o quadro efetivo. A dica de Elen Della Pria Kumatsu é saber exatamente quais são as próprias qualidades e que atribuições tem condições de assumir.
Também é necessário preparar um bom currículo, com todos os dados, e ficar atento aos contatos por telefone, e-mail e WhatsApp. A gerente da Agência do Trabalhador afirma que muitas pessoas perdem oportunidades porque não atendem e não retornam as mensagens.
Empregadores que queiram contar com o intermédio da Agência do Trabalhador para a seleção de candidatos podem solicitar esse serviço enviando mensagem para o WhatsApp (44) 99128-0695 ou ligando para (44) 3423-1733.
Os trabalhadores devem ir pessoalmente até a Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro de Paranavaí. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço.