(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PLANIFICASUS

Encontro discute cuidado e acesso aos serviços de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta terça-feira (19), em Maringá, o 10º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Os principais temas discutidos são a melhoria do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) e à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), além da elaboração do Plano de Cuidados, de acordo com as Linhas de Cuidado Prioritárias da Sesa. O plano é uma ferramenta que possibilita individualizar o cuidado conforme as necessidades de cada usuário que precisa de atendimento compartilhado nos ambulatórios.

O evento segue até quinta-feira (21) e reúne cerca de 80 tutores das 22 Regionais de Saúde (RS), que após discussão de formação teórica e prática, vão replicar a atualização para os demais 894 tutores da APS nos municípios e 31 tutores da AAE.

“O PlanificaSUS permite a reorganização dos processos de trabalho nas unidades de saúde e ambulatórios vinculados à estratégia. Isso permite não só a qualificação do cuidado aos usuários do SUS como também o acolhimento e fortalecimento do vínculo entre estes pacientes e os profissionais de saúde”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, durante os três dias de oficina serão discutidos ainda os resultados de um levantamento realizado em 611 Unidades Básicas de Saúde e 24 ambulatórios que trouxe importantes informações sobre a situação das ações de Segurança do Paciente nos serviços de saúde vinculados à Planificação da Atenção à Saúde.

“Esta é uma temática muito pertinente discutida não só neste encontro, mas em todas as etapas do PlanificaSUS. Essa ação vem ao encontro com o Dia Mundial de Segurança do Paciente, que ocorre neste mês de setembro”, explicou Maria Goretti.

Os Encontros com os tutores regionais são desenvolvidos de acordo com a metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

PlanificaSUS – Trata-se de uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a Rede de Atenção à Saúde (RAS), ao desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes técnicas e gerenciais, com o intuito de qualificar e integrar os processos de trabalho da APS, AAE e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

O Paraná aderiu à estratégia em 2019, implementando inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões.

Compartilhe: