Produtores e produtoras rurais do Paraná iniciaram uma nova jornada na formação de novas lideranças no campo. Os municípios de Londrina e Cambará, na região Norte do Estado, receberam os dois primeiros eventos, de um total de dez, do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Em ambos os encontros, reuniram-se um total de 415 pessoas – 265 em Londrina e 150 em Cambará – que participaram de dinâmicas para fortalecer o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.
Além de Londrina e Cambará, o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões vai passar por Pato Branco (20/6), Toledo (21/6), Umuarama (22/6), Maringá (27/6), Campo Mourão (28/6), Guarapuava (29/6), Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7). As inscrições podem ser feitas nos sindicatos rurais.
Na abertura dos eventos, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância da união do setor na defesa dos interesses dos agricultores e pecuaristas paranaenses e, principalmente, na garantia de conquistas. Como exemplo, o dirigente mencionou a taxação de produtos da agricultura e da pecuária, proposta pelo governo estadual em novembro do ano passado. Em uma mobilização coordenada pela FAEP e por 167 sindicatos rurais, o meio rural fez com que o governo do Paraná recuasse do caráter de urgência do Projeto de Lei.
“Esses eventos vão percorrer o Paraná para comprovar que o setor rural está unido para obter conquistas e continuar crescendo. O Sistema FAEP/SENAR-PR sempre vai estar ao lado dos produtores e dos sindicatos, trabalhando para formar mais e novas lideranças”, afirmou o dirigente. “Queremos que esses milhares de produtores presentes nos dez eventos sejam líderes em seus municípios e regiões daqui para frente”, complementou.
O presidente do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas, fez questão de agradecer a escolha da cidade para a abertura da série de eventos do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões e destacou o formato das dinâmicas propostas. “Esse ano teve muitas inovações, os produtores puderam buscar informações e, mais que isso, se identificar com as situações apresentadas. Deu um direcionamento para as nossas lideranças locais”, enfatizou. No ano passado, a conferência realizada em Londrina teve público de 355 pessoas, recorde entre os dez eventos.
Nos últimos anos, ações políticas, econômicas e sociais impuseram desafios aos agricultores e pecuaristas, exigindo mobilização do setor. Para vencer esses obstáculos, segundo o presidente do Sindicato Rural de Centenário do Sul e do Núcleo de Sindicatos Rurais do Norte (Nunorte), Walter Ferreira Lima, é preciso investir na formação de líderes, algo rotineiro nas ações do Sistema FAEP/SENAR-PR.
“A liderança é construída, não imposta. E os produtores precisam confiar no líder. Então precisamos desenvolver e trabalhar o líder para que as pessoas confiem nele. É um processo até chegar nessa condição e esses eventos fazem parte disso”, reforçou Ferreira Lima.
Na abertura do evento em Cambará, o presidente do sindicato rural local e presidente do Núcleo de Sindicatos do Norte Pioneiro (Norpi), Aristeu Sakamoto, ressaltou a felicidade pelo município ter sido prestigiado com a inclusão no roteiro do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões. “Quero agradecer ao presidente e a toda a equipe do Sistema FAEP/SENAR-PR por terem escolhido Cambará para receber o evento tão importante para o desenvolvimento de líderes. O encontro cria condições para nos desenvolvermos no campo e fortalecer o sistema sindical”, destacou Sakamoto.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, prestigiou o encontro em Cambará. “Esse é um evento extremamente importante, pois a FAEP e os sindicatos rurais da região têm realizado um serviço de orientação aos produtores. Cambará, em especial, precisa deste amparo, pois é uma referência no meio rural da região”, destacou.