(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ECONOMIA

Endividamento volta a dar sinais de crescimento no Paraná

O endividamento voltou a dar sinais de aumento no Paraná. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que 88,8% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida em fevereiro.

O percentual foi superior aos 88% registrados em janeiro, e coloca os paranaenses no 2º lugar do ranking nacional de endividados. A primeira posição é ocupada pelos mineiros, entre os quais 89,4% estão endividados.

Tabela mostra resumo da situação dos endividados paranaenses
Fonte: Fecomércio PR

A média nacional de endividamento ficou em 76,4% em fevereiro, com leve crescimento em relação a janeiro (76,1%).

Apesar da elevação, a inadimplência está sob controle no Paraná: apenas 12,1% dos endividados estavam com as contas atrasadas em fevereiro, ante 12,3% no mês anterior. As famílias sem condições de pagar seus débitos corresponderam a 2,7%, ante 3% em janeiro. O estado é o antepenúltimo estado no ranking de inadimplentes, liderado por Minas Gerais e Ceará.

O endividamento cresceu em todas as faixas de renda, ao passar de 88,6% entre as famílias com renda até dez salários mínimos para 89,3%, bem como entre as famílias de maior renda, entre as quais subiu de 85,1% para 86,3%.

 O cartão de crédito concentrou 92,6% das dívidas dos paranaenses em fevereiro, seguido pelo financiamento de veículo, com 5,4%, e financiamento imobiliário, com 4,8%.

Compartilhe: