REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Quando o assunto é sustentabilidade socioambiental, setores público e privado enfrentam um desafio importante, a gestão integrada de resíduos sólidos. A metodologia leva em consideração todos os aspectos do ciclo de vida dos materiais e busca reduzir o descarte a partir da reutilização, da reciclagem e da disposição final adequada.
Tal preocupação é o foco do programa “Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos”, que promove a capacitação de profissionais de todas as regiões do país. A ideia é transformá-los em multiplicadores, preparando-os para compartilharem conhecimento.
Essa será a missão do engenheiro ambiental Rodrigo Becegato de Sousa dos Santos, selecionado para a quarta edição do programa. Ele representará o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), que reúne 19 municípios do Noroeste do Paraná.
O treinamento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) e da consultoria Miljö & Avfallsbyrån (Milav), com recursos da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa).
O evento terá três etapas: a primeira em novembro deste ano em São Paulo, a segunda em março de 2024 em Florianópolis e a terceira em maio de 2024 na Suécia.
A participação do engenheiro ambiental do Cica permitirá conhecer o que existe de melhor em técnicas de gestão integrada de resíduos sólidos não apenas no Brasil, mas também no país europeu, referência mundial no assunto. Depois, ele retornará à Região Noroeste como agente de fomento entre os municípios consorciados.
Rodrigo Becegato de Sousa dos Santos espera que a experiência traga inovações e fortaleças as políticas públicas ambientais. Há espaço para evoluir, porém os processos são onerosos e estão além das possibilidades financeiras da maioria dos municípios, principalmente os de pequeno porte. Nesse sentido, é fundamental buscar alternativas baratas e práticas dentro do modelo de gestão consorciada.
O Cica é composto pelos seguintes municípios: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Floraí, Inajá, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santa Inês, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara, Terra Rica e Uniflor.
O Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental tem como missões fazer a gestão associada do manejo de resíduos sólidos urbanos e atua de modo multifacetário para proporcionar economia e resolução conjunta de problemas comuns.