Neste Domingo (15), é comemorado o dia do professor, uma data destinada ao reconhecimento e homenagem aos educadores que desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos e na construção da sociedade.
Ser professor é a profissão mais importante do mundo, mas também é a que mais exige adaptações ao longo do tempo, fazendo com que os profissionais da educação precisem se adequar a novos contextos para obter melhores resultados.
Professor 5.0: Uma fuga da estabilidade
De acordo com o Diretor da Teia Multicultural, escola humanista e inovadora, e da Asas Educação, Lucas Briquez, o professor precisa estar em processo de constante adaptação.
“O professor 5.0, que atua nesse contexto contemporâneo precisa estar em um processo de constante questionamento, colocando-se em uma posição de vulnerabilidade, admitindo que suas estratégias são sempre testes que precisam estar constantemente em aprimoramento através do aprendizado para se tornar cada vez melhor, fugindo da estabilidade, ela é perigosa porque pode gerar estagnação”.
“Além disso, é preciso manter o autocuidado, ter uma vida física e emocionalmente saudável, como você pretende trabalhar uma questão emocional para os seus alunos se você está emocionalmente desequilibrado? Por isso, ser professor exige cuidados tanto no campo pessoal quanto profissional”, afirma Lucas Briquez.