REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O rock e o rap se encontram e recebem influência de outros estilos, como o reggae e a MPB. A mistura ganha vida nas músicas da banda Elemento Principal, de Paranavaí, que está em fase de produção de um EP com seis faixas autorais. O projeto é financiado com recursos públicos, através do Edital de Apoio à Cultura 001/2021 – Fundo Municipal de Cultura de Paranavaí – Prefeitura Municipal de Paranavaí, Fundação Cultural e Fundo Municipal de Cultura.
A proposta inclui todas as etapas de preparação do álbum, intitulado “Vida”, desde a gravação até o lançamento, com apresentação ao vivo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em novembro. Serão confeccionadas 50 unidades físicas do EP, com distribuição entre executores, parceiros e apoiadores. O restante das cópias será disponibilizado na noite de lançamento, no Estúdio Garagem, em Paranavaí.
O primeiro passo foi a gravação das guias, com vozes e instrumentos que compõem a banda Elemento Principal. Depois, vieram os metais em formato big band (trombone, trompete e saxofone), com a assinatura do maestro Luciano Ferreira Torres e participação dos músicos Fernando Campos da Silva, Márcio Rodrigo de Souza e do próprio maestro. Também estão no projeto as cantoras Nubia Rafaela e Sirlei Leonardo, que colocaram os backing vocals.
De acordo com Arthur Bellanda, guitarrista e vocalista da banda, que assina o projeto como produtor musical, a presença de outros artistas garante o intercâmbio de diferentes estilos, promove troca de experiências e mostra a importância do movimento cultural de Paranavaí. O nome resume: “EP Elemento Principal: Vida/Fusão Musical”.
A banda foi formada em 2013. Naquele ano, cinco amigos se juntaram para expressarem, juntos, o amor pela música. A composição inicial se mantém até os dias atuais: além de Arthur Bellanda, a Elemento Principal conta com Fernando Bana no contrabaixo, Lucas Bellanda na bateria, Guilherme Augusto no vocal e Rodrigo Narbona na guitarra. Todos são compositores.
Em 2014, a banda foi classificada para o WebFestValda entre mais de 1.200 inscritas. Trata-se de um dos principais eventos do cenário da música independente do Brasil. Também teve participações no Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup). O currículo da banda inclui, ainda, um EP físico com seis faixas, lançado em 2014; um full album com 10 composições, em 2017; e outro EP com sete faixas em 2021. Após o novo projeto, prestes a ser finalizado, o objetivo dos integrantes da Elemento Principal é seguir com os shows e produzir materiais audiovisuais para engajamento artístico, conta Arthur Bellanda.
Sobre projetos culturais com financiamento público, o músico faz avaliação positiva: “Alavanca o projeto que por muitas vezes fica engavetado por falta de recurso. Em contrapartida, o poder público se beneficia culturalmente dentro e fora das suas fronteiras geográficas, pois a arte se movimenta e a música é infinitamente eterna”.