REINALDO SILVA
Da Redação
Organizar as palavras em textos é dar-lhes vida. Basta usar a imaginação, para que cinco letras se transformem em um mundo onde cabem todos os tipos de histórias – reais ou fantásticas.
Escrever. Essa foi a missão dos alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino, dentro do projeto Semeando Leitores. Na edição de 2024, endereçaram cartas ao futuro prefeito Mauricio Gehlen e elencaram pedidos e sugestões em busca de construir a melhor versão de Paranavaí.
A conclusão do projeto, no dia 5 de dezembro, foi emocionante. Os organizadores propuseram reflexões sobre sonhos, falaram do futuro e entregaram nas mãos das crianças a esperança de uma sociedade mais digna e justa.
A vencedora do concurso de redação foi Gabriely da Cruz da Silva, aluna da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Jardim São Jorge (Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti). Como prêmio, ela levou para casa uma bicicleta. A professora de português da menina, Maria Aparecida Gomes dos Santos, recebeu R$ 1 mil.
O aluno Miguel de Araujo Silva, da Escola Municipal Getúlio Vargas, ficou em segundo lugar e ganhou um vale-compra de R$ 1 mil.
O sucesso do projeto está diretamente ligado à dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Educação, que se juntou ao Diário do Noroeste para tornar o Semeando Leitores realidade.
A seguir, reunimos depoimentos das profissionais da Seduc que acompanharam de perto o projeto.
“O Projeto Semeando Leitores provocou nos alunos envolvidos a oportunidade de exercer a cidadania e expressar o desejo de qualidade de vida no lugar onde moram. Além disso, o futuro prefeito Mauricio Gehlen terá a oportunidade de conhecer um pouco das necessidades dos munícipes pelo olhar das crianças.”
“Semeando leitores, colhemos um mundo de imaginação através de belíssimas cartas, transformando vidas através de sonhos para um futuro melhor aos olhos de nossas crianças”.
“Semeando leitores é uma proposta atrativa e prazerosa que chega aos alunos da rede municipal de ensino. Um projeto que promove o desenvolvimento da leitura e da escrita e amplia as perspectivas sociais. Uma parceria importante estabelecida pelo Diário do Noroeste e Secretaria Municipal de Educação, que promove o contato das crianças com o mundo da leitura.”
“Penso que contribuí para a formação desses alunos como cidadãos críticos e participativos, que adquirem competência para opinar, expressar suas ideias, interagir na sociedade e reivindicar melhorias.”