REINALDO SILVA
Da Redação
Vovô Jucão é motorista de ônibus. Fica envergonhado ao lembrar que já levou o neto para passear no banco da frente do veículo. Péssima prática. Demorou, mas aprendeu que lugar de criança é no banco de trás, em segurança.
Essa foi uma das lições ensinadas às crianças da Escola Municipal Ilda Campano Santini, de Paranavaí, na manhã desta quinta-feira (19), parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, que segue até 25 de setembro.
A interação com os alunos foi conduzida por servidoras da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, que apresentaram o boneco de pano chamado Vovô Jucão, um personagem criado para chamar a atenção sobre a importância de seguir as regras e evitar acidentes. Falaram das cores do semáforo, do uso de capacete para andar de moto, do cinto de segurança no carro, da faixa de pedestre.
As crianças, atentas, contaram histórias que vivenciam no dia a dia, perguntaram, aprenderam e saíram da atividade com uma missão: levar os ensinamentos para dentro de casa e cobrar dos familiares o cumprimento das leis de trânsito.
As visitas escolares fazem parte da rotina da equipe de Educação de Trânsito e se intensificam em setembro, em razão da programação especial.
Nesta sexta-feira (20), a programação da Semana Nacional de Trânsito segue com palestra para os servidores municipais em dois horários, às 9h e às 14h, na Sala do Empreendedor de Paranavaí, ao lado da prefeitura.
O objetivo é conscientizar sobre os riscos das infrações e a necessidade de adotar comportamentos mais seguros, reduzindo o número de acidentes. O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Airton de Melo Gonçalves, destacou: “Buscamos salvar vidas e criar um ambiente de trânsito mais seguro e responsável e, de quebra, demonstrar as consequências financeiras, motivando os motoristas a respeitarem as leis”.