Na noite desta terça-feira (6), atletas da Associação Paranavaiense de Karatê Kemtiam (APKK) embarcaram para Goiânia (GO), onde participarão do Curso Internacional, do Campeonato Brasileiro do Karatê-Do Shotokan JKA e da Copa Governador Ronaldo Caiado.
A delegação paranavaiense é formada por 14 karatecas, além de alguns pais que acompanham seus filhos. A expectativa é de que eles cheguem a Goiânia nesta quarta-feira (7), quando inicia o Curso Internacional, e retornem após o Brasileiro, que está marcado para domingo (11).

Foto: Ivan Fuquini
Antes do embarque, o sensei Jeferson Tanaka conversou com a equipe do Diário do Noroeste e explicou a programação dos paranavaienses e como será cada evento.
O Curso Internacional terá três dias de aprendizados com professores renomados mundialmente. Yoshizo Machida, Takenori Imura e Chinzo Machida ministraram as aulas. O sensei paranavaiense contou que o curso serve como preparação para as duas competições que acontecem na sequência. Segundo ele, devem participar aproximadamente um mil karatecas.
O Brasileiro serve como seletiva para a disputa do campeonato Pan-Americano, que acontecerá no mês de setembro em Bogotá, na Colômbia. A expectativa de Tanaka é que Paranavaí conquiste três medalhas.
Para ele, os atletas Ângelo Miguel e Maria Sofia têm grandes chances de chegar ao pódio. Na edição anterior do Campeonato Brasileiro, Ângelo Miguel e o sensei Jeferson Tanaka conquistaram vaga para a disputa do Mundial, que ocorreu no Japão em 2024.
Todos os karatecas paranavaienses vão competir nas categorias Kata e Kumite. O kata refere-se a uma sequência de movimentos pré-determinada pelos juízes. A execução precisa ser da melhor forma técnica, mental e física. A categoria pode ser disputada tanto individual, quanto coletivamente. Já o Kumite é a luta do Karatê.