18 de maio é Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra as Crianças e Adolescentes. Instituído pela Lei Federal n° 9.970/2000, a data foi escolhida em alusão ao caso Araceli, a menina de 8 anos que no ano de 1973 foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente, depois foi morta, teve o corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio na cidade de Vitória-ES, em um crime que permanece impune.
Em Paranavaí, para marcar a data a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) realizou uma campanha visual no Parque Ouro Branco com o “plantio” de flores em E.V.A. com mensagens que reforçam as ações de combate e sensibilização. “A participação de toda a comunidade, especialmente nas denúncias de situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes, é fundamental”, enfatizaram as assistentes sociais do CREAS.
Atualmente, o CREAS de Paranavaí tem 55 crianças e adolescentes em adolescentes em atendimentos que sofreram ou estão sob suspeita de terem sofrido abuso. É considerado abuso sexual a utilização de sexualidade de crianças e adolescentes para a prática de atos de natureza sexuais. Já a exploração sexual é utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objeto de valor ou outros elementos de trocas.
Para denunciar casos de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, é possível utilizar um desses canais: Disque 100 – Canal nacional de denúncias; 190 – Polícia Militar; 3902-1123 ou 99133-0702 – Conselho Tutelar de Paranavaí.