A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última semana um treinamento para atendimento de casos de urgência e emergência com as equipe das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Paranavaí. Com simulações de situações reais, a ideia é que o treinamento capacite os profissionais da Atenção Primeira para lidar com os casos de urgência e emergência até que uma equipe especializada assuma a situação. Por conta dos treinamentos, a cada semana algumas UBSs ficarão completamente fechadas no período das 10h às 12h e outras terão apenas o atendimento médico e de enfermagem suspenso no mesmo período.
Para esta semana, a primeira capacitação está marcada para terça-feira, dia 4 de julho. Neste dia, a UBS Ouro Branco vai sediar o treinamento e ficará totalmente fechada das 10h às 12h. Já as UBSs Jaraguá, Sumaré e Zona Leste ficarão apenas com o atendimento médico e de enfermagem suspensos no mesmo horário, das 10h às 12h.
Na quarta-feira, dia 5 de julho, quem sedia o treinamento é a UBS Coloninha, ficando totalmente fechada das 10h às 12h. As equipes de médicos e enfermeiros das UBSs São Jorge e Três Conjuntos vão participar do treinamento e não darão atendimento nos seus postos de saúde neste intervalo de duas horas.
Já na quinta-feira, dia 6, a UBS Panorama fecha totalmente das 10h às 12h para sediar o treinamento. E as UBSs Monte Cristo e Ponto de Apoio Panorama ficarão apenas com o atendimento médico e de enfermagem suspensos no mesmo horário, das 10h às 12h.
Segundo a coordenadora do PMAQ, Mariana Águila, “essa capacitação não se destina apenas aos profissionais que atuam no atendimento direto, mas também aos funcionários de outros setores, como o administrativo e os Agentes Comunitários de Saúde. A ideia é que os profissionais não apenas realizem os procedimentos necessários, mas também saibam como agir em situações que demandem calma e raciocínio. Em situações de urgência e emergência, é crucial adquirir o máximo de conhecimento possível e colocá-lo em prática de forma eficiente, em benefício da nossa população. Muitas vezes, um atendimento rápido e preciso pode ser a diferença entre a vida e a morte de alguém. Portanto, oferecer essa capacitação aos servidores é de extrema importância e justifica a suspensão dos atendimentos nesse período”, frisa.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí