Terminou no último domingo (12) a primeira etapa da fase regional dos 34º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Com quatro equipes se classificando para as próximas etapas, Paranavaí foi o destaque nas disputas da região 5, em Marialva.
Os 34º Jojups tiveram início na sexta-feira (10) e contaram com a participação de 597 equipes de 292 municípios, com 9.510 participantes, sendo 8.350 atletas de 17 a 20 anos, competindo nas modalidades: futsal, basquetebol, voleibol e handebol.
Além de Marialva, outras 11 cidades foram sedes: Campo Largo, Carambeí, Santa Mariana, Centenário do Sul, Jardim Alegre, Iporã, Goioerê, Planalto, Clevelândia, Pinhão e Palotina.
Com delegação formada por cerca de 80 participantes, sendo 70 atletas, Paranavaí foi representa por cinco equipes: futsal e voleibol, ambas com times masculinos e femininos, e uma equipe no handebol masculino.
Das equipes paranavaiense apenas o time de voleibol feminino não conseguiu a classificação para as etapas seguintes. Já a equipe masculina venceu seus adversários, Terra Rica por 2×0 e Sarandi também por 2×0. Vitórias essas que garantiram o título e vaga direta na fase macrorregional, marcada para acontecer entre os dias 19 e 21 de agosto, em Mandaguari. Ambas equipes são da Associação Paranavaiense de Voleibol (Apavol).
Após vencer o duelo contra Astorga e perder para Marialva, a equipe masculina da Associação de Handebol de Paranavaí garantiu vaga para a segunda etapa da fase regional e irá enfrentar Alto Paraná.
Com 100% de aproveitamento, as equipes do futsal masculino e feminino também se classificaram para a próxima fase. Representada pelo time do ERA, o futsal feminino venceu Mirador por 10×1 e Iguaraçu por 6×1. O próximo adversário será São João do Caiuá.
O futsal masculino foi representado pela equipe da São Lucas, que contou com alguns atletas do Projeto ERA, ganhou de Florai pelo placar de 3×1 e Orizona por 12×1. O próximo adversário será Mirador.
A segunda etapa do Jojups está programada para acontecer entre os dias 24 e 26 de junho. As disputas ocorrerão nas mesmas sedes da primeira.
Após o término da primeira etapa, o secretário de Esportes Rafael Octaviano de Souza disse que os resultados obtidos foram excelentes. Ele ressalta que as conquistas fazem parte do planejamento feito em 2017. “Quando assumimos a secretaria planejamos investir na base para colher frutos agora.”
Outro ponto que o secretário classifica é o Programa Bolsa Atleta.
“Hoje temos orgulho em dizer que somos representados por competidores que iniciaram e treinam em Paranavaí”, diz Rafael.