O Procon de Paranavaí acompanha desde a manhã desta quinta-feira (10) os desdobramentos sobre o aumento no preço dos combustíveis. Na quinta-feira, equipes do Procon estiveram nos 26 postos de combustíveis de Paranavaí para verificar se houve alteração de preço nas bombas, visto que o aumento começava a valer apenas a partir desta sexta-feira (11).
O coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, explica que há um acompanhamento semanal para que os consumidores não sejam prejudicados. “Já fazíamos esse acompanhamento muito por conta de toda instabilidade existente no país e a grande variação de preços. Estamos sempre atentos para que o consumidor saiba exatamente o preço praticado em cada estabelecimento”.
Sobre o aumento desta semana, Balliana disse que o Procon notificou na manhã de ontem todos os postos de combustíveis da cidade para que apresentem documentos justificando o aumento nos preços. “Vamos verificar se houve ou não a prática abusiva em relação aos preços dos combustíveis. Todos terão até cinco dias para apresentar estes documentos. Se constatado prática abusiva poderão receber sanção de multa que varia de R$ 700 a R$ 11 milhões”, afirmou.
Corrida aos postos – A partir da tarde e durante a noite desta quinta-feira muitos consumidores foram aos postos de combustíveis para abastecer antes do reajuste de preços. Um frentista informou à reportagem que os preços nas distribuidoras já estavam majorados desde que o reajuste foi divulgado pela Petrobras. Ainda assim, a decisão da empresa foi de manter o preço anterior até sexta-feira, data de validade do reajuste. A gasolina sofreu aumento de 18,8%, enquanto o óleo diesel subiu 24,9%, e o gás de cozinha 16%.