Três turmas de estudantes do 9º ano da Escola Estadual Curitiba receberam seus certificados na noite desta segunda-feira (13). O evento foi realizado no salão de festas São José de Cluny, da Casa da Criança. Pais e familiares se uniram aos professores e formandos, o que culminou numa grande confraternização.
Durante a cerimônia, a diretora da Escola, professora Ana Betina Klass, falou da importância do aprendizado. Chamou os jovens para que continuem os estudos, buscando sempre o conhecimento. Ela agradeceu a toda equipe de profissionais da escola pelo trabalho e aos pais pela participação na educação dos jovens.
O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professor Emerson Branco, igualmente parabenizou os jovens pela conquista. Citou as dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19, que impôs novos desafios na busca pela formação escolar. “Vocês venceram essas barreiras”, resume.
Editor-chefe do Diário do Noroeste e egresso da Escola Curitiba (Turma 1979/1986), Adão Ribeiro lembrou a trajetória escolar e os anos de aprendizado no estabelecimento. Ele falou da importância de estudar um pouco a cada dia e de absorver conteúdos para a vida. Para concluir, citou um trecho da canção Saudade dos Aviões da Panair, de Fernando Brant e Milton Nascimento: “…minha arma é o que a memória guarda”.
A noite foi marcada por homenagens e agradecimentos. Com o bom humor característico da idade, os jovens apontaram as virtudes dos seus professores e os brindaram com faixas, palavras, abraços.
Para os professores e as professoras, a certeza do dever cumprido e que logo ali, em 2022, começa tudo de novo, na missão de formar outros jovens. Para os formandos, a abertura de um novo caminho, agora no Ensino Médio. Não sem antes, celebrar.
Além da diretora Ana Betina, do chefe do NRE Emerson Branco, e do editor Adão Ribeiro, fizeram parte da mesa de trabalho: paraninfa das turmas – professora Lúcia Militão Cabreira Copetti; secretária da Escola Estadual Curitiba – Luciana Costa da Silva; pedagoga da escola – Sônia Maria Moreira; presidente da APMF – Clarice de Lourdes Moreno; professora da Sala de Recursos Multifuncional, representando os professores de Inclusão Educacional – Marly de Sá Abreu; professora da Equipe de Docentes, representando os professores – Angelina Duarte;
representando os agentes educacionais – Sidneia de Oliveira Silva. A professora Mari Tatiane De Col foi a responsável pela organização e o cerimonial do evento.
Professores Nome de Turma: Rosely Elaine Batista – 9ºA;
Cristiano Brun Amarante – 9ºB; Lucas Garcia – 9ºD. No total, 67 alunos receberam os seus certificados e estão aptos ao ingresso no Ensino Médio.