A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou 13 eventos no primeiro semestre de 2023. Foram cursos, palestras e seminários que contaram com a participação de mais de 3500 pessoas.
Temas de grande relevância e de discussão pela sociedade brasileira e também da classe política, como a reforma tributária, aprovada recentemente pelos deputados federais, e a nova lei de licitações e contratos para o setor público, que lotaram o Plenário do legislativo paranaense.
“Ver essa Casa cheia para nós é motivo de satisfação. Essa é uma das nossas atribuições pela Escola do Legislativo e objetivo da Assembleia Legislativa, trazer a população para perto do Poder Legislativo, para que possamos nos aproximar e que eles interajam cada vez mais com a política paranaense e com as nossas atividades. Esses eventos da Escola têm esse propósito, realizar cursos e palestras dos mais variados temas e, assim, trazer a população para dentro do legislativo, que é a Casa do Povo”, disse o diretor Legislativo e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.
Mas a participação não ficou apenas no presencial. Uma prática adotada durante a pandemia, ainda se faz presente nas ações da Escola do Legislativo, o formato híbrido, que permite a participação de pessoas de forma on-line, de diversos lugares do estado e do país.
Os eventos realizados também abordaram questões de saúde, como o câncer bucal, a doença celíaca e a saúde mental no trabalho.
A Escola do Legislativo também foi a responsável pela recepção e capacitação dos novos servidores da Assembleia, ao promover o curso sobre os sistemas internos que são utilizados no dia a dia por todos que trabalham no legislativo.
As atividades da Escola também envolveram a área acadêmica, com a realização do segundo Assembleia em Debate – Parlamento em Pauta, quando foram debatidos temas relativos aos parlamentos, sua composição, atribuições e funcionamento. Neste ano, o Assembleia em Pauta apresentou um panorama de como os legislativos estão representados. As conferências de abertura abordaram a criação da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa do Paraná, eleições e representação das consideradas minorias.
Parlamento Universitário – A próxima ação da Escola do Legislativo é a 5ª edição do Parlamento Universitário, que será realizada entre os dias 20 e 28 de julho.
No Parlamento, estudantes universitários têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia das atividades de um deputado estadual. Neste ano foram 515 inscritos de 14 instituições de ensino superior. São 76 finalistas que serão empossados no dia 20 como deputadas e deputados universitários, governador universitário e suplentes.
Ao longo das edições, o Parlamento Universitário contou com a inscrição de mais de 4000 estudantes.
O programa conquistou, em 2017, o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Foi eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo.