Cartazes sugerem algumas verdades: “A Dengue Mata”; “Para combater a dengue você e a água não podem ficar parados”
Na manhã desta quinta-feira (15) alunos dos 3º, 4º, 5º anos e classe especial da Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho no Sumaré, distrito de Paranavaí, foram para as ruas próximas da instituição para orientar e conscientizar a população sobre o combate a dengue.
“A Dengue Mata”, “Para combater a dengue você e a água não podem ficar parados”, “Todos contra a dengue” e “Mutirão de combate ao Aedes aegypti. Seja um agente na sua casa” eram algumas das frases estampadas nas faixas e cartazes levados pelos alunos na caminhada. A iniciativa também contou apoio da Guarda Municipal de Paranavaí e carro de som.
As crianças também distribuem panfletos educativos para os moradores da comunidade. Sirley Sbais, diretora da instituição, conta que quase todos materiais usados na ação foram produzidos pelos alunos.
“Primeiros as professoras propuseram o tema com textos, músicas e pesquisas. Depois foram produzidos os materiais”
Sbais avalia que essas ações no âmbito escolar trazem resultados positivos, pois os alunos participam das atividades e acabam levando essas informações para a casa e ajudam na conscientização dos pais.
“Temos que conscientizar a população, pois a prevenção é uma das melhores maneira de combater”, diz a diretora.
NÚMEROS
O avanço da dengue sobre os municípios do Noroeste do Paraná permite um exercício de comparação entre dois períodos epidemiológicos consecutivos: de agosto de 2022 a julho de 2023 a região somou 5.782 casos positivos da doença;
De agosto de 2023 até agora, março de 2024, são 6.440 casos de dengue na Região Noroeste. O crescimento já representa 11,38% em relação ao período anterior. De agosto de 2022 a julho de 2023 a região somou 5.782 casos positivos da doença.