Cibele Chacon
Da redação
A Escola Municipal Professora Maria Schuroff Back está em constante busca por aprimorar a qualidade do ensino, promovendo a participação ativa de toda a comunidade escolar e das famílias. Uma das principais ações voltadas para esse objetivo é o Projeto Família e Paz, que, desde 2008, trabalha temas relacionados à exploração sexual, violência familiar e, sobretudo, resgate de valores essenciais à convivência familiar.
Este ano, o projeto aconteceu entre os dias 26 e 30 de agosto e envolveu 168 alunos de 5 a 10 anos, além de suas famílias. Sob o tema “A Metamorfose”, inspirado na história A borboleta no casulo, a proposta buscou trabalhar o conceito de transformação pessoal como chave para o equilíbrio da vida. A equipe pedagógica da escola seleciona os temas no início do ano letivo, levando em conta os desafios e eventos que afetam o ambiente escolar e familiar.
A diretora da escola, Maria Aparecida da Silva dos Santos, destacou a importância do projeto para o fortalecimento dos laços familiares. “Desde que o projeto foi inserido na escola, ele tem contribuído na aproximação dos pais e filhos, escola e família. Percebemos que essa participação dos pais no projeto vem fortalecendo o vínculo familiar e melhorando a comunicação com a escola.”
As atividades realizadas durante a semana envolveram tanto as crianças quanto suas famílias, com propostas que estimulavam a empatia, bondade, respeito, e a reflexão sobre os relacionamentos. Um momento especial foi o encerramento do projeto, quando os pais participaram de uma palestra enquanto as crianças preparavam uma homenagem com danças e canções.
O projeto fortalece os laços familiares e impacta o desempenho acadêmico dos alunos. “As crianças precisam crescer em um ambiente saudável, seguro e carinhoso. Um lar onde elas recebem atenção e carinho proporciona um progresso holístico e uma melhora no desempenho escolar”, reforçou a diretora.
Após o evento de encerramento, muitos pais relataram a importância do projeto e sugeriram que atividades como a criação de um cartaz com o desenvolvimento dos filhos fossem mantidas para preservar memórias familiares. Segundo a diretora, esse feedback reforça o valor do projeto e sua relevância no contexto educacional e familiar.