REINALDO SILVA
Da Redação
A arte e a cultura como devem ser: acessíveis a toda a população, em espaço público, livres. Nesta sexta-feira (13), alunos da Escola Municipal Cecília Meireles, de Paranavaí, participam do Sarau Literário na Praça da Xícara, a partir das 17h30, com declamações de poemas, contações de histórias e apresentações musicais. Toda a comunidade é convidada a prestigiar.
A atividade faz parte do projeto “Eu leio e transformo”, que tem por objetivo incentivar o hábito da leitura nas crianças. O cronograma se estende pelo ano todo, com ações que envolvem estudantes e familiares, professores e equipe pedagógica.
Uma vez por semana, as turmas saem da sala de aula para fazer leitura no pátio da escola. Cada estudante escolhe o espaço de preferência e a forma como se sente mais à vontade. O importante é que fiquem confortáveis para entrar no mundo das palavras e viajar até o limite da imaginação.
No Piquenique Literário, os estudantes vão a praças públicas para ler ao ar livre. Este ano já visitaram o lago do Parque Ouro Branco e ainda irão à Praça dos Pioneiros. Há também momentos de interação entre diferentes grupos, e as crianças mais velhas leem para as mais novas.
E se a intenção é despertar o interesse dos alunos para diferentes formas de conhecimento, que tal, então, contar histórias em outros idiomas? Este ano, o projeto inclui atividades em inglês, árabe e espanhol, com a participação de pais que têm descendência de países com essas línguas.
Supervisora pedagógica da Escola Municipal Cecília Meireles, Izabel Gonçalves de Souza fala da importância de incentivar a leitura como ferramenta de aprendizado. O contato com diferentes estruturas textuais contribui não somente para a melhora no vocabulário, como também estimula a criatividade. “Quem sabe formamos também escritores?”
Outra vantagem é que os livros substituem as telas de telefones celulares e tablets, tão usuais na rotina das crianças, mas nem sempre instrutivas e estimulantes.