REINALDO SILVA – Da Redação
Inspirada na Corrida Maluca, realizada no Parque Ouro Branco, em Paranavaí, a equipe da Escola Municipal Clemente Niehues promove, neste sábado (28), a primeira edição da Corrida Maluquinha. Toda a comunidade é convidada a prestigiar o evento, a partir das 14h.
A proposta faz parte do projeto Fábrica de Criatividade, que tem como objetivo descobrir, explorar e conhecer a cultura e os brinquedos de rua, buscando interação das crianças com familiares e com a história.
A idealizadora é a professora de Educação Física Rebeca Caroline, que aponta os aspectos positivos das atividades: promovem a criatividade e a partilha e ensinam a resiliência da construção e da desconstrução, oportunizando práticas manuais e orgânicas como contraponto aos equipamentos tecnológicos e ao imediatismo.
A Corrida Maluquinha propõe recreação e homenagem às crianças e às famílias, tão importantes para a sustentação da comunidade escolar.
Acompanhadas de pais ou responsáveis, as crianças concorrerão em duas categorias. A primeira, alegoria, avaliará a criatividade, a performance, a alegria e a organização da equipe. A segunda, circuito, levará em conta a habilidade para vencer o percurso repleto de aventuras no menor tempo possível.
De acordo com a diretora Maria Aparecida da Silva Piassa, a Corrida Maluquinha é uma oportunidade para que as crianças do Distrito de Mandiocaba se divirtam com a competição, afinal, em razão da distância geográfica ou mesmo das condições socioeconômicas, muitas não conseguem assistir à Corrida Maluca no Parque Ouro Branco.
A Escola Municipal Clemente Niehues atende 112 alunos distribuídos em oito turmas que vão do Infantil 4 ao quinto ano do Ensino Fundamental, além da sala de recursos multifuncional.