REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As aulas nas escolas municipais de Paranavaí começam nesta terça-feira (7) e são esperadas 6.103 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Na semana passada, os centros municipais de educação infantil já haviam iniciado as atividades do ano letivo de 2023, acolhendo 3.262 crianças. Ao todo, a Secretaria de Educação registrou 9.365 matrículas.
Paranavaí conta com 41 instituições municipais, das quais apenas oito não atendem em período integral, sendo sete escolas e um centro de educação infantil. O corpo docente é composto por 550 profissionais, além de 170 agentes de apoio educacional, 170 agentes de conservação, 89 cozinheiras e 25 pessoas no setor administrativo.
Antes de voltarem do recesso, os educadores passaram por capacitações específicas para cada área de atuação. Primeiramente, os da educação infantil. Em seguida, do ensino fundamental.
Participaram de palestras, como as que foram ministradas na última quinta-feira (2). Pela manhã, o professor Eduardo Shinyashiki apresentou o tem “Arte de conviver e aprender – educação transforma sonhos”. À tarde, o palestrante Gabriel Perissé abordou “A arte de ensinar”. A capacitação pedagógica aconteceu no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca.
Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, a secretária municipal de Educação, Adélia Paixão, destacou a competência dos profissionais da rede e disse que as escolas estão preparadas para o início do ano letivo.
Escolas estaduais – Ontem as aulas começaram nas escolas estaduais do Paraná. Nos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí são 20.425 estudantes matriculados em 44 escolas. Todas estão devidamente equipadas e com merenda disponível para o preparo das refeições, informou o NRE. Paranavaí reúne 13 estabelecimentos de ensino e a maioria dos alunos, 8.079.
De acordo com o NRE, 11 escolas funcionam em tempo integral. Foram equipadas com laboratórios de informática e receberam mobiliário novo a fim de garantir ambientes adequados para as atividades de contraturno escolar.
No primeiro dia de aula de 2023, equipes do NRE visitaram as escolas e auxiliaram os profissionais a receber os estudantes. Até a tarde de ontem, não tinha sido registradas intercorrências e o início do ano letivo foi dentro da normalidade.