(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Escolas municipais mantêm protocolos de biossegurança, garante secretária de Educação

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Na semana passada, a Prefeitura de Paranavaí revogou todos os decretos de restrição e regulação de atividades em razão da pandemia de Covid-19. Apenas o uso da máscara de proteção facial se mantém obrigatório, conforme estabelece a legislação estadual. No âmbito da educação municipal, a maioria dos estudantes voltou para as escolas, com aulas presenciais todos os dias, e não mais no sistema de escalonamento de turmas, como era feito anteriormente. Apenas crianças com atestado médico de comorbidades continuam com o método de ensino remoto.

A secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, informou que, mesmo com a revogação das regras de biossegurança, os centros de educação infantil e as escolas municipais não abriram mão dos protocolos de prevenção à Covid-19. Logo na entrada, as crianças passam pela verificação da temperatura corporal e precisam fazer a higienização constante das mãos, utilizando o álcool em gel distribuído pelos prédios. Além disso, todos os ambientes passam por limpeza e desinfecção sempre que as turmas saem.

De acordo com Adélia Paixão, outra medida mantida nos espaços escolares é a divisão de horários para merenda e recreio, com menor número de pessoas em cada intervalo. Dentro das salas de aula, mesmo sem a obrigatoriedade por força de decretos, as carteiras ficam à distância de 80 centímetros a um metro. “As salas de aula são grandes e as turmas têm poucos alunos”, disse a secretária. Na educação infantil, de 15 a 20 crianças por classe. A partir do primeiro ano, de 20 a 30 estudantes.

Outra preocupação da Secretaria de Educação é com as pessoas que apresentam sintomas gripais e que, portanto, podem estar com Covid-19. Vale para alunos, professores e demais servidores do estabelecimento. Não devem ir para a escola e precisam se manter em isolamento domiciliar conforme as orientações médicas. No caso das crianças, seguirão fazendo as atividades em casa até que possam retornar às salas de aula.

A rede municipal de educação contra com 19 escolas e 20 centros de educação infantil, incluindo as instituições conveniadas e soma quase 9.000 estudantes matriculados. Nesta semana, a Secretaria de Educação abriu o cadastro para pretensão de novas matrículas no Ensino Fundamental (primeiro a quinto ano) para 2022. O formulário está disponível no site da Prefeitura (www.paranavai.pr.gov.br) e deve ser preenchido até sexta-feira (26). Quem não tem acesso à internet pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Educação e pedir ajuda para fazer o cadastro. O telefone é (44) 3423-6313.

Os alunos que já estão matriculados na rede municipal terão vaga garantida na série seguinte, de acordo com o endereço residencial, portanto, não é necessário fazer o cadastro para nova matrícula.

Resoluções estaduais – Adélia Paixão informou que as escolas municipais estão adequadas às resoluções das secretarias estaduais da Saúde (Sesa) e da Educação e do Esporte (Seed). Os documentos permitem utilizar playgrounds, brinquedos e outras estruturas para o público infantil, mas precisam ser devidamente higienizados depois. No caso de objetos e utensílio pessoais, não pode haver compartilhamento.

A Sesa indica que “os laboratórios e as salas de apoio para a realização das atividades extracurriculares devem ser usados mediante agendamento prévio, com escala de horários e adequada limpeza e desinfecção entre os usos”. O documento da Secretaria da Saúde também aponta que “quando houver distribuição de merenda escolar, deve ser determinado um escalonamento, com flexibilização de horários, para a entrega do alimento, a fim de evitar aglomeração dos estudantes no local”.

 

Antes de entrar no prédio é preciso verificar a temperatura corporal e higienizar as mãos com álcool em gel
Foto: Arquivo DN
Adélia Paixão informou que os estabelecimentos municipais seguem as resoluções do Governo do Estado
Foto: Arquivo DN

 

Compartilhe: