Do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU
No Paraná, quatro unidades do Marista Escolas Sociais receberam o Selo Sesi ODS 2021, uma certificação que premia as iniciativas que estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.
Os projetos certificados são das escolas sociais localizadas em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Itapejara D’Oeste que oferecem educação gratuita para crianças e adolescentes. Em Londrina o projeto vencedor do Selo SESI ODS na categoria Organização da Sociedade Civil é o Estação ZN. Com a proposta de criar uma rádio via whatsapp e uma horta comunitária, a atividade tem como objetivo resgatar as raízes da comunidade. “Ficamos muito felizes com a premiação, que mostra que essa ação , que foi tão importante durante a pandemia, pode continuar e nos aproximar ainda mais da comunidade no futuro”, revela o diretor Diego Oliveira de Lima.
Ações promovem o bem estar das crianças e adolescentes
No Marista Escola Social Cascavel o projeto selecionado realiza práticas restaurativas em sala de aula com o objetivo de fomentar a cultura de paz. “As aulas construídas nesse sentido contribuem para a solidariedade, o diálogo, e o aprendizado diante de um período de adversidades que vivemos”, reforça Kelli Darliane da Silva, diretora da Escola Social.
Em Ponta Grossa, o projeto do Marista Escola Social Santa Mônica é o Vozes e Ecos, que proporciona aos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais rodas de conversa realizada quinzenalmente que inspira a resolução de conflitos, sugestão de novas atividades e busca de soluções. “O projeto as exercita praticas restaurativas e protagonismo de nossas crianças, possibilita a participação ativa nas atividades escolares, promovendo momentos de interações e escuta, muito valiosos para a rotina do estudante”, avalia Daniela Aparecida Nascimento.
O Marista Escola Social – Unidade Itapejara recebeu a certificação com o projeto LabMar, criado durante a pandemia para auxiliar os estudantes na realização das atividades. E também com o projeto de Educomunicação TVq – Te Vejo na Quinta. “As ações são voltadas para como apoiar, incentivar e propagar iniciativas que inspiram toda a comunidade”, reforça Lucas Francesco de Souza, diretor da Escola Social.