Agentes da Vigilância Sanitária e de Combate a Endemias juntamente com agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde fizeram um arrastão em casas de uma quadra de São Pedro do Paraná, onde moradores vêm relatando terem encontrando escorpiões com frequência.
O resultado do trabalho foi a captura de cinco novos escorpiões, um amarelo e quatro pretos, ambos perigosos, e que podem causar acidentes fatais. Os animais foram encontrados em pilhas de entulhos e materiais que poderiam já ter sido descartados.
A secretária de Saúde, Priscila Godoy, alerta para que os moradores mantenham os quintais limpos, livres de entulhos e lixo, lembrando que os escorpiões só habitam em locais com abundância de alimentos, em geral insetos, como baratas. “É muito importante que os moradores tenham a consciência de manterem os quintais limpos, evitando não só a presença dos escorpiões, como também do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, pediu a secretária.
Escorpião amarelo – É a espécie de escorpião que causa mais acidentes. Possui hábitos intradomiciliares. Seu veneno é perigoso para a saúde humana, agindo no sistema nervoso da vítima. A picada provoca dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo. O indivíduo fica sensível a qualquer toque no corpo. Age, principalmente, na região do bulbo, que controla a respiração. Por isso a vítima pode ter parada respiratória se não for atendida rapidamente.
Escorpião preto / marrom – Os escorpiões pretos causam acidentes frequentes nas áreas rurais. Não são animais tão agressivos se comparados a outras espécies. De início o animal foge, porém se o incômodo de um humano persistir, podem picar. Seu veneno é menos perigoso do que o do escorpião amarelo, mas mesmo assim perigoso para humanos.