CIBELE CHACON – Da Redação
No mundo encantado da literatura, a jovem Sophia Felizardo Bana, de apenas 10 anos, se prepara para lançar seu primeiro livro de poesias, intitulado “Versos da Sabedoria”. Uma obra que revela a sensibilidade da autora mirim e também a influência positiva de sua família e professores.
Segundo Nayara Augusto Felizardo, mãe de Sophia, o incentivo em conhecer diversas expressões artísticas sempre esteve presente, mas inspiração para o livro surgiu de maneira espontânea na Escola Municipal Cecília Meireles, em Paranavaí, onde Sophia estuda e encontrou o suporte necessário para desenvolver suas habilidades poéticas.
De acordo com Nayara, a escola, conhecida por incentivar projetos de leitura e escrita, garantiu o ambiente propício para que Sophia desenvolvesse seu dom de rimar palavras. A professora Geraldina Prado, por sua vez, foi a responsável por descobrir esse talento e, junto com Sophia, teve a ideia de transformar as poesias em um livro.
Sophia revela suas fontes de inspiração de maneira bastante empolgada.
“Minha poetisa preferida é a Cecília Meireles. Eu a admiro muito, e é uma honra estudar em uma escola que leva o nome dela. Além disso, me inspirei na minha mãe, que também escreveu um livro sobre sua pesquisa de mestrado. Eu a acompanhava durante esse processo, e isso despertou meu amor pela escrita.”
Para a pequena escritora, é importante que as poesias toquem as pessoas. “Quero que os leitores sintam uma alegria, se emocionem e consigam viver o momento do que está escrito naquela poesia. Várias experiências me ajudaram a escrever as poesias, como as aulas de hipismo, minha sala de aula, o apoio da minha família e o comportamento dos meus animais”, explica.
O lançamento oficial do livro será realizado na própria escola de Sophia, coincidindo com a aposentadoria da professora que tanto a incentivou. E para quem quiser ler os poemas, o livro “Versos da Sabedoria” estará disponível para aquisição a partir de 30 de janeiro em todas as plataformas de marketplace.