Realizado pela primeira vez em Paranavaí, o Colégio de Presidentes da OAB ficará eternizado na subseção através de uma obra de arte produzida especialmente para a ocasião. É uma escultura estilizada da Thêmis, a Deusa da Justiça na mitologia grega, um trabalho único, em concreto armado, em estilo contemporâneo. “Esta escultura apresenta uma releitura das obras gregas do passado”, dizem os autores, os artistas paranavaienses Roberto Persil e Moacir Barini.
A presidente da Subseção, Célia Zanatta, diz que o Colégio vai ficar marcado nos anais da história da OAB-Paranavaí, através da obra artística. Segundo ela, a “obra foi realizada especialmente para nosso momento e para a forma como nossa diretoria vê e sente o Direito, qual seja, uma deusa com os olhos abertos, uma deusa que não tem as mãos tapando os olhos, mas pensando e com o pescoço bastante alongado, altivo com o fito exclusivo de enxergar longe e, principalmente, uma deusa voltada para a realidade de uma justiça que insista em ser justa, uma justiça que não seja cega, uma justiça igualitária, fraterna e que tenha cada vez mãos os olhos voltados para aqueles que mais precisam, promovendo assim a paz social e o bem comum”.
O artista Roberto Persil lembra que Thêmis é o símbolo do Direito e da justiça. “Sua figura é representada por uma mulher guerreira. A sua função está em moderar a razão e a emoção, nas causas sociais humanas. Quatro símbolos compõem a peça: o livro, o escudo, a espada e a balança. O livro ou o escudo como objetos de defesa; a espada, de prontidão, para que se faça justiça, ali representada pela balança”, descreveu ele.
O Colégio de Presidentes da OAB foi realizado na quinta e sexta-feira da semana passada e no fim da tarde do segundo dia aconteceu o descerramento da escultura. Participaram do ato junto com Célia Zanatta, o presidente estadual da OAB, Cássio Telles; a vice-presidente Marilena Indira Winter; tesoureiro Henrique Gaede; presidente da CAA, Fabiano Baracat; secretária-geral adjunta da CAA, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski; tesoureiro do Conselho Federal José Augusto Araújo Noronha; delegado estadual e ex-presidente da OAB-Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos; e o presidente da Subseção de Cianorte, André Elias Brianese Porto.