O pequeno Carretel teve uma infância difícil e sempre que escrevia cartinhas para Papai Noel demonstrava sua insatisfação com a vida que levava. O sofrimento tomou conta do menino e o acompanhou por muito tempo. Quando se tornou estagiário na fábrica de Natal, percebeu que aquela era a oportunidade para retribuir todo mal que enfrentara.
Furtivo, roubou os temperos da melhor cozinheira, os apetrechos da melhor costureira e a luz do Natal. Quando perceberam o sumiço dos ingredientes que fariam a festa mais aguardada do ano, os ajudantes de Papai Noel se desesperaram e só depois de muito tempo descobriram o que havia acontecido.
Em vez de expulsarem o companheiro Carretel, acolheram. Pela primeira vez na vida, o pequeno se sentiu parte de uma família. O amor o curou e ele se arrependeu verdadeiramente do que fez. Foi abraçado por todos, inclusive pelo Bom Velhinho.
O resumo simplório talvez não seja suficiente para descrever a grandeza do espetáculo apresentado em Terra Rica pela Companhia Sou Arte. O auto de Natal “Um presente para o Noel” atraiu centenas de espectadores e encantou crianças e adultos que acompanharam a apresentação do início ao fim. Riram, interagiram com os artistas e se emocionaram.
O grupo contou a história do personagem Carretel e mostrou como a magia do Natal é capaz de transformar o mundo. Aquele infeliz gatuno se tornou um homem amado e feliz.
A mensagem em forma de teatro e dança foi levada à população de Terra Rica por iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, em duas apresentações gratuitas, uma no centro da cidade e outra no Distrito de Adhemar de Barros.
A programação de Natal também teve a chegada de Papai Noel, no dia 19 de dezembro, acompanhado da Carreta da Alegria. A atividade foi desenvolvida em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Terra Rica (Acitra), parceria que também garantiu apresentações de jazz e balé, do Studio Fitiness, e de música, com a participação de alunos do projeto municipal “Semeando Música” e da escola Toque a Mais. Karam’s e Sicredi também apoiaram.
TERRA RICA
Samae ganha decoração especial de Natal
Além das atrações artísticas, o Natal trouxe outro presente para Terra Rica, este na sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O espaço ganhou um letreiro com os dizeres “Eu amo Terra Rica”, que está fazendo sucesso com a população.
As palavras que traduzem o carinho pela cidade foram iluminadas pelo brilho do Natal: a fachada do Samae recebeu decoração especial e muitas luzes – em forma de cascata, contornando a árvore de Natal, no desejo de boas festas.
Se o letreiro já chamava a atenção, a instalação dos adereços natalinos motivou ainda mais os moradores, que fazem visitas para tirar fotos e eternizar as imagens.
Samae é uma autarquia municipal que proporciona qualidade de vida aos terrarriquenses através da prestação de serviços de saneamento básico, promovendo sustentabilidade dos recursos naturais.
ECONOMIA
Atrações natalinas impulsionam economia de Terra Rica
Natal é época de renovar a esperança e espalhar o amor. Uma das maneiras de expressar o espírito natalino é a tradicional troca de presentes – entre familiares e amigos, nas confraternizações, nos grupos de convivência.
A prática movimenta o comércio, e em Terra Rica não é diferente. Com horário diferenciado de funcionamento nas semanas que antecederam o Natal, as lojas receberam grande fluxo de consumidores do próprio município e de toda a região.
A decoração natalina e a programação artística contribuíram para a atração de visitantes. Quem acompanha uma apresentação ou sai de casa para fazer registros fotográficos da decoração aproveita a oportunidade para fazer as compras de Natal.
Pensando nessa dinâmica, a Prefeitura de Terra Rica investiu em torno de R$ 100 mil, considerando a decoração do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e os espetáculos natalinos, além do suporte à Associação Comercial e Industrial de Terra Rica (Acitra).
A Administração Municipal entende que apor recursos é um investimento para movimentar o comércio local e fortalecer a economia da cidade. Na mesma medida, trata-se de uma forma de estimular na comunidade o desejo de paz e união.
OUTRAS CONQUISTAS
Terra Rica celebra importantes
avanços para o funcionalismo público
Desde que o piso salarial dos profissionais da enfermagem foi estabelecido por lei, em setembro, uma ampla discussão ganhou o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). A preocupação recaía sobre a fonte de recursos para cumprir o salário mínimo da categoria.
Antes mesmo da efetiva aplicação, o STF chegou a suspender os reajustes por 60 dias, e o assuntou voltou à pauta da Câmara dos Deputados esta semana.
Independentemente das determinações em âmbito nacional, a Prefeitura de Terra Rica decidiu adotar o piso salarial e já está pagando os servidores da área com o valor mínimo previsto na legislação aprovada em setembro. É o primeiro município do Paraná a adotar a estratégia.
Outra importante conquista para os servidores municipais é o pagamento do piso do magistério.
Nos dois casos, a Administração Municipal aponta a valorização dos trabalhadores e o consequente aprimoramento dos serviços prestados à população de Terra Rica.